PASTO EXTRAORDINÁRIO

Inovação vai permitir adubar o solo e prevenir plantas invasoras ao mesmo tempo

Tecnologia do adubo impregnado com fertilizante promete otimizar o tratamento do pasto

Por Redação Canal do Criador
04 de outubro de 2021 às 06h30

As pesquisas para lançar no mercado uma técnica inovadora com o objetivo de otimizar tempo e recursos na hora de tratar os pastos, além de contribuir com a preservação ambiental, já estão bem avançadas. Nos próximos anos, a Corteva Agriscience espera disponibilizar aos produtores rurais a tecnologia do adubo impregnado com fertilizantes, um produto que já está sendo utilizado nos Estados Unidos e que permite adubar o solo e prevenir as plantas invasoras ao mesmo tempo.

“Com isso a gente diminui operação dentro da fazenda, a gente diminui custo por hectare e traz o benefício de reduzir CO2… E isso é uma tecnologia que a gente também não vai utilizar água”, explica Bernardo Veras, gerente de marketing de campo da Corteva, em entrevista para o programa Pasto Extraordinário, que vai ao ar no Canal do Criador. Sendo assim, adubar o solo e prevenir as plantas invasoras ao mesmo tempo é uma tecnologia que deve trazer diversos benefícios aos produtores rurais.

Ainda falando sobre os cuidados com pastagens, o programa também conversou com a pesquisadora em entomologia da Embrapa, Fabricia Zimermann. Ela falou sobre uma nova praga identificada em território nacional que pode afetar até 18 tipos diferentes de gramíneas. De acordo com a pesquisadora, trata-se de um novo tipo de cochonilha, um inseto sugador. Ao sugar a seiva da planta ele vai tornando a folha amarelada e depois seca, podendo secar a touceira inteira.

Dicas para evitar e conter as pragas de pastagem

As pesquisas para determinar quais tipos de cultivar são os preferidos por essa nova cochonilha ou indicar algum tipo de tratamento ainda estão em andamento. Mas apesar de ser difícil prevenir esse mal nos pastos, Fabricia dá algumas dicas de manejo que costumam ser eficientes para evitar problemas. “Um pasto bem manejado, bem cuidado, respeitando a altura de entrada e saída dos animais pra cada cultivar costuma ter menos problemas com praga”, afirma a pesquisadora.

Outra dica importante para controlar os insetos é fazer o monitoramento das pastagens frequentemente. Assim é possível identificar as pragas logo que elas se instalam e evitar grandes infestações. “As táticas de controle, se feitas com base no monitoramento, podem ser aplicadas de forma pontual. Deste modo, ao invés do produtor gastar um recurso alto para tratar a área toda ele pode direcionar somente para aqueles locais onde começaram as infestações”, orienta Cristiane Müller, líder de projetos de pesquisa de inseticidas da Corteva.

De acordo com Cristiane, o monitoramento é efetivo para conter diversos tipos de pragas, incluindo a cigarrinha das pastagens. Atualmente, a cigarrinha é a mais importante praga de pastagens e tem o potencial de causar muitos prejuízos. “As perdas causadas por esses insetos são altas quando a população é elevada, podendo causar sintomas no pasto como se tivesse passado fogo mesmo, é uma queimadura que ocorre em todas as folhas”, alerta Müller.

Projeto socioambiental

Além de falar sobre inovação e técnicas para melhorar a produtividade das fazendas, o programa também mostrou iniciativas de um projeto socioambiental que vem investindo em escolas rurais por meio da Plataforma-S, que reúne as ações de sustentabilidade da linha de pastagens da Corteva.

O projeto já implantou iniciativas em diferentes regiões do país e também em diversas frentes. Em Rio Real, na Bahia, o foco foi investir na capacitação de alunos de uma escola agrícola. Além disso, o projeto permitiu a perfuração de poços artesianos na unidade escolar, onde um dos maiores problemas era a falta de água para produzir. Já em Jussara, no estado de Goiás, o projeto foi ao encontro das necessidades educacionais do município para melhorar as condições de ensino. E em Cascavel, no interior do Paraná, os investimentos foram destinados à construção de estufas para produção de mudas de reflorestamento em uma das unidades da APAE, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Sobre o Programa

Produzir com rentabilidade e também com respeito ao meio ambiente, cuidando da sociedade e priorizando o bem-estar animal. Esses são os pilares para o crescimento sustentável da pecuária nacional que estão presentes no programa Pasto Extraordinário.

O projeto visa contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva por meio de muito conteúdo relacionado aos seguintes temas: Sinergia, Sustentabilidade, Socioeconômico e Sucesso. Esses quatro compromissos fazem parte da Plataforma-S, um projeto da Corteva Agriscience, que busca, por meio de diferentes iniciativas, honrar o compromisso da empresa com a pecuária brasileira.

O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 6h, com reprise às quartas, às 18h, no Canal do Criador. Você pode assistir pela SKY 166, na NET nos canais 197 e 697 nas principais praças pecuárias e Parabólica digital e analógica. Também é possível se manter atualizado com informações sobre o universo da pecuária no blog do Pasto Extraordinário. Não deixe de acompanhar!

 

Texto: Yahell Bonfin