REPRODUTORES

10 passos para moldar o padrão visual do touro

O zootecnista Roberto Vilhena, jurado efetivo de zebuínos da ABCZ em entrevista ao Giro do Boi explica os principais aspectos morfológicos de um bom reprodutor

Por Redação Canal do Criador
11 de abril de 2022 às 16h00

O programa Giro do Boi desta segunda-feira, 11, recebeu o zootecnista Roberto Vilhena, jurado efetivo de zebuínos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Ele é um dos maiores especialistas em avaliação visual de animais zebuínos no País, e falou da importância da morfologia no programa de seleção de uma fazenda.

A morfologia ou fenótipo é o conjunto de características que se refere a uma determinada raça e pode ser observada a olho nu, como peso, cor, conformidade, aspectos e tamanho das pernas, umbigo, cabeça e orelha do animal. Para o especialista, essas informações devem ser trabalhadas juntamente com as informações de genética, como as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs), para auxiliar na seleção ou na hora da compra de um animal. 

“É fundamental que o animal tenha uma conformação equilibrada. Nós temos de ter animais funcionais, que caminhem atrás do alimento. O touro que vai atrás da vaca precisa de bons aprumos e boas pernas e cascos. Ele precisa ter uma conformação moderna na produção da carne, estamos falando aqui em bovinos de corte, então que tenha um bom desenvolvimento de massa muscular no dorso, lombo, garupa, onde estão os cortes mais valorizados”, explica Vilhena.

Confira os 10 passos para a morfologia perfeita na entrevista realizada pelo programa Giro do Boi