CAVALO CRIOULO

Argentina abre o ciclo de classificatórias ao Freio de Ouro

Etapa em Jesús María ocorre de 16 a 19 de março e pode classificar os primeiros oito conjuntos para a grande final

Por Redação Canal do Criador
15 de março de 2022 às 09h00

Foto: ADV Fotografia/Divulgação

O município de Jesús María, na província de Córdoba, receberá a primeira classificatória ao Freio de Ouro 2022. Como tradicionalmente vem acontecendo, a Argentina abre o ciclo de seletivas da modalidade promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Marcada para acontecer entre os dias 17 e 20 de março de 2022, até oito conjuntos podem obter a classificação para a final do ciclo (quatro machos e quatro fêmeas), se atingirem nota igual ou superior aos 18 pontos.

Segundo o vice-presidente de Exposições Morfológicas e Provas Funcionais da ABCCC, Eduardo Suñe, o Freio de Ouro na Argentina vem em um crescimento muito grande na qualidade de animais e ginetes. Explica que, neste ano, devido à crise econômica no país vizinho e que afeta também a produção agropecuária, deverá ocorrer uma redução no número de participantes. “Temos feito contatos com eles e há esse impacto também na participação devido à crise econômica que assola o país. Mas em qualidade de ginetes e doma eles evoluíram muito, sendo muito competitivos com os brasileiros”, destaca.

Entre machos e fêmeas, em torno de 50 animais estão credenciados para a classificatória. E os responsáveis pelo julgamento dos conjuntos serão Arthur Severo Zago, Luiz Martins Bastos Neto e Telmo Oliveira Peixoto. O executivo técnico e coordenador do Colégio de Jurados, Rodrigo Albuquerque Py, explica a escolha dos nomes para o primeiro julgamento deste ciclo. “A gente procurou mesclar jurados mais experientes, com finais em Freio de Ouro, com jurados novos da lista 1, mas que vem construindo atuações muito sólidas nos últimos anos”, salienta.

Fonte: AgroEffective