MERCADO EXTERIOR

Exportação de carne bovina mantém alta desde o início do ano

Já as embarcações de carne suína e de frango desaceleram no mesmo período

Por Redação Canal do Criador
16 de fevereiro de 2022 às 18h00

Os dados informados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), envolve os nove primeiros dias úteis do mês de fevereiro (47,36% dos dezenove dias úteis do mês), e mostram que os embarques de carne bovina mantêm um crescimento expressivo observado desde o início do ano, enquanto, o volume exportado das carnes suína e de frango desaceleram.

No período analisado, os embarques de carne bovina aumentaram, na média diária, cerca de 44% em relação ao mesmo período do ano passado. E, tão bom quanto, é o fato de que o preço médio também segue em evolução, aumentando 21,3% em um ano, ao todo a receita cambial vem sendo quase 75% maior.

Porém, fevereiro corrente tem uma vantagem em relação ao mesmo mês de 2021: um dia útil a mais. Assim, mantido o atual desempenho, o volume total irá aumentar mais de 50% e a receita cambial acima de 84%.

Na direção oposta está a carne de frango. Os embarques recuaram, pela média diária, cerca de 18,75%. E embora 15,3% superior ao de um ano atrás, o preço médio registrado não conseguiu deter o retrocesso na receita, que caiu 6,29%. Neste caso, nem mesmo o dia útil a mais conseguirá impedir a evolução negativa no mês que, pelos parâmetros atuais, tende a apresentar queda de 14,24% no volume e de 1,08% na receita cambial.

O pio desempenho está sendo o da carne suína, pois o volume embarcado retrocedeu, pela média diária, 21,70%, sendo acompanhado por uma queda de 10,6% no preço, resultando em uma receita cambial 30% menor. Mantido o mesmo desempenho no restante do mês, fevereiro será fechado com uma redução de 17,35% no volume embarcado e uma receita cambial 26,15% menor que a de um ano atrás.

Fonte: Avisite