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Frango mantém alta de exportação em 9,08% em 2021

Foram exportadas 4,198 milhões de toneladas de carne de frango entre janeiro e novembro deste ano

Por Redação Canal do Criador
07 de dezembro de 2021 às 17h00

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou o registro das exportações de carne de frango, sendo considerado todos os produtos, entre in natura e processados, um total de 4,198 milhões de toneladas entre janeiro e novembro deste ano. Uma alta de 9,08% sobre as vendas registradas no mesmo período do ano passado, com 3,849 milhões de toneladas.

Em receita, as exportações de carne de frango acumulam alta ainda mais expressiva no mesmo período, chegando a 25,3%. Ao todo, foram US$ 6,944 bilhões registrados nos onze primeiros meses de 2021, contra US$ 5,543 bilhões no ano anterior.

Considerando apenas o mês de novembro, foram exportadas 334,7 mil toneladas de carne de frango, número 4,5% menor que o efetuado no mesmo período de 2020, com 350,7 mil toneladas.

Por outro lado, a receita dos embarques de novembro cresceu 26,9%, com US$ 605,3 milhões neste ano, contra US$ 476,8 milhões no décimo primeiro mês de 2020.

“O Brasil se encaminha, de fato, para o recorde histórico nas exportações de carne de frango, muito possivelmente ampliando a distância em volume para os principais concorrentes. Isto reforça o papel do País como importante player em favor da segurança alimentar”, completa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Entre os principais destinos das exportações no ano está o Japão, com 403,5 mil toneladas exportadas, 8,8% a mais que o embarcado no mesmo período de 2020, além dos Emirados Árabes Unidos, com 344 mil toneladas (26,4%), África do Sul, com 268,8 mil toneladas (13,3%), União Europeia, com 178,7 mil toneladas (+14%) e Filipinas, com 154,8 mil toneladas (158,7%).

“As vendas de produtos de maior valor agregado foram mais representativas na pauta externa de carne de frango do Brasil, tendo influência direta na receita de exportações de novembro e dos demais meses do ano”, avalia o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.

Fonte: ABPA