FREIO DE OURO 2022

Jurados definidos para a Classificatória Argentina do Freio de Ouro 2022

A primeira etapa do Freio acontece entre os dias 17 e 20 de março

Por Redação Canal do Criador
23 de fevereiro de 2022 às 09h00

O município de Jesús María, na província de Córdova, terra argentina do Festival Nacional e Internacional de Doma e Folclore, receberá a primeira classificatória ao Freio de Ouro 2022. Como tradicionalmente vinha acontecendo, o País abre o ciclo de classificatórias do Freio. Marcada para acontecer entre os dias 17 e 20 de março de 2022, até oito conjuntos podem obter a classificação para a Final do Ciclo (quatro machos e quatro fêmeas), se atingirem nota igual ou superior aos 18 pontos. 

>>> Confira o calendário completo do Cavalo Crioulo para 2022

Entre machos e fêmeas, em torno de 50 animais estão credenciados para a Classificatória. E os responsáveis pelo julgamento dos conjuntos já estão definidos. O executivo técnico e coordenador do Colégio de Jurados, Rodrigo Albuquerque Py, explica a escolha dos nomes para o primeiro julgamento deste Ciclo. “A gente procurou mesclar jurados mais experientes, com finais em Freio de Ouro, com jurados novos da lista 1, mas que vem construindo atuações muito sólidas nos últimos anos”, saliente Py.

 

Conheça os jurados da Classificatória Argentina

 

Arthur Severo Zago 

É criador de Cavalos Crioulos em Alegrete, no Rio Grande do Sul, tem 26 anos e é jurado da raça crioula desde o ano de 2018. Médico veterinário de formação, Zago é o titular da Cabanha da Convenção, criação que foi iniciada pela família em 1995. Esteve presente no julgamento da final do Freio do Proprietário do último Ciclo da Raça.

 

Luiz Martins Bastos Neto

Criador de Cavalos Crioulos desde que nasceu, há 50 anos, Luiz cultiva a tradição que vem de berço – ou melhor, do avô Luiz Antônio Martins Bastos, “Criador Símbolo da Raça”. Atua como jurado há mais de 30 anos, já foi duas vezes presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), oito vezes integrante do grupo e uma vez membro da subcomissão de Paleteada. Luiz Neto julgou a última classificatória aberta no ciclo de 2021.

 

Telmo Oliveira Peixoto

Um dos proprietários da Cabanha Tarumã, em Júlio de Castilhos/RS, Telmo Oliveira Peixoto que segue os passos da família na criação iniciada há 82 anos pelo avô Luiz Antero de Campos Peixoto. Telmo é jurado da raça Crioula desde 2011 e esteve julgando a última grande Final do Freio de Ouro, em 2021. 

 

Fonte: ABCCC