Quais as melhores opções de forrageiras de inverno, resistentes ao frio e às geadas?

Respondendo dúvida de telespectador do RS, agrônomo apresentou alternativas além dos capins e indicou qual a variedade mais resistente às baixas temperaturas

Por
21 de junho de 2022 às 17h17

O telespectador Roger Schmeling, que mora em Ajuricaba, no estado do Rio Grande do Sul, quis saber quais são as opções que ele tem para usar como forrageira no inverno.

Foi o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária quem esclareceu a dúvida de Roger.

“Você pergunta qual forrageira de inverno você deveria plantar para ter forrageira nessa época crítica agora de inverno. Existem várias cultivares que você poderia plantar. Você poderia plantar o azevém, que é muito boa, com excelente nível de proteína. A própria aveia preta é uma gramínea muito econômica, de baixo custo e de alta palatabilidade, o gado gosta muito e ela é tolerante à geada. E além dessas você pode plantar também alfafa, tem ainda a ervilhaca. Todas essas se adaptam muito bem à sua região aí no Rio Grande do Sul”, sugeriu Pires.

O especialista destacou ainda qual é o capim mais apropriado para resistir ao frio extremo, como em condições de geada. “Eu gostaria de ir um pouco além da sua pergunta e alertar você sobre a importância de lembrar que quando você trabalha com gramínea no período de verão, no período quente, não pode se esquecer que você tem também uma época muito fria – e agora essa semana nós estamos tendo uma nova frente fria entrando. Eu recomendaria a você ter uma gramínea forrageira de verão mais tolerante à geada. E aí eu recomendo a você o Cayman, que é muito bom, o Mulato II também é excelente também para isso”, acrescentou.

“Então pense na forrageira de inverno, mas pense na de verão também, ok? Grande abraço e vamos torcer para essa geada não atrapalhar as suas pastagens”, completou Pires.

Fonte: Giro do Boi, com edição Canal do Criador.