NOTICIÁRIO TORTUGA

Rastreabilidade individual do animal garante qualidade e segurança na produção

Tecnologia de identificação supre os problemas sanitários e mantém a credibilidade do produto

Por Redação Canal do Criador
15 de outubro de 2021 às 18h00

 

Quando o assunto é tecnologia um leque de inovações, se abre à favor do agro, e um desses assuntos é tema do Noticiário Tortuga de hoje. Para uma propriedade se inserir no mercado internacional como fornecedora de carne, o pré-requisito básico é ter a certificação. A partir desse ponto o sistema dá acesso a um nível cada vez mais alto de qualidade e excelência da produção e garante procedência ao consumidor. Mas o Brasil ainda pode dar um passo além com a rastreabilidade individual dos animais para superar rapidamente os problemas sanitários e manter a credibilidade junto aos grandes players do mercado mundial. Confira a entrevista com Aécio Flores, vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Certificação por Auditoria e Rastreabilidade (ABCAR).

A taxa de prenhez e a produção de um número efetivo de bezerros de qualidade passam pela escolha de bons reprodutores, seja para utilização de sêmen nos protocolos ou para a monta natural. Além da procedência, que é garantida pelo registro genealógico das associações de raças, o mercado oferece animais com índices de avaliações genéticas e genômicas. O impacto positivo de um touro melhorador no rebanho dura décadas e a mesma coisa vale para o resultado incerto de um boi de boiada nas matrizes. Confira a entrevista com o zootecnista Roberto Vilhena.

Assista o Noticiário Tortuga de segunda a sexta das 08h às 08h15 da manhã no Canal do Criador, pela SKY 166, na NET nos canais 197 e 697 e Parabólica digital e analógica.

  

Siga o Canal do Criador nas redes sociais