A história da pecuária brasileira acaba de ganhar um novo marco. Pela primeira vez, uma vaca da raça Nelore conquista o tetracampeonato na ExpoZebu. Carina FIV do Kado, avaliada em R$ 24 milhões, brilhou mais uma vez na pista de Uberaba (MG) e consagrou-se como a maior campeã da história da feira.

Foto: Divulgação | Casa Branca Agropastoril
Responsável pelo manejo da campeã, Heitor Pinheiro Machado, da Casa Branca Agropastoril falou ao ao Canal do Criador sobre o significado dessa conquista e o caminho até o topo. “Foi uma sensação única”, resume Machado, ao lembrar o momento do anúncio do título.
Com apenas quatro anos de vida, Carina venceu em todas as etapas pelas quais passou: de bezerra a vaca adulta, sempre no topo do pódio. O feito é ainda mais impressionante considerando o nível atual das competições. “Hoje o julgamento está muito competitivo. Os animais são muito próximos. Um animal ganhar absolutamente tudo é muito difícil. A Carina se manteve invicta de ponta a ponta. Ela é realmente impressionante”, destaca.
Apesar da exigência que o circuito de exposições impõe aos criadores, a preparação de Carina sempre foi diferenciada — ou melhor, discreta. “Ela é tão completa que o desafio maior era não atrapalhar. Nunca teve problema de aprumo ou algo a corrigir. O preparo sempre foi suave, porque ela já era naturalmente extraordinária”, explica.