A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou nesta terça-feira (27), em Bruxelas, uma petição solicitando à Comissão Europeia a abertura de investigação formal contra quatro grandes redes varejistas da França — Carrefour, Les Mousquetaires, E. Leclerc e Coopérative U — por promoverem campanha de boicote à carne brasileira e dos demais países do Mercosul.

Fonte: Fabio Rodrigues – Pozzebom | Agência Brasil
A ação, coordenada pelo presidente da CNA, João Martins, foi conduzida por uma comitiva que incluiu o vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, Gedeão Pereira; a senadora Tereza Cristina, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); a diretora de RI, Sueme Mori; e o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni. O grupo argumenta que as declarações das varejistas, feitas em novembro de 2024, são infundadas e comprometem a reputação internacional da carne brasileira.
As redes francesas, que juntas detêm 75% do mercado varejista da França, anunciaram publicamente que deixariam de comercializar carne proveniente do Mercosul, alegando preocupações com os padrões sanitários — ainda que os produtos exportados pelo Brasil cumpram rigorosamente as exigências da União Europeia.
Na petição, a CNA solicita: