DE OLHO NO MERCADO

Mercado pecuário deve apresentar recuperação em 2024

Analista de mercado da Scot Consultoria apresenta um panorama otimista para o mercado da pecuária em 2024, após um ano desafiador em 2023

Por Nádia Martins
23 de janeiro de 2024 às 09h00

O mercado pecuário em 2023 enfrentou diversos desafios e mudanças por causa dos reflexos das tendências globais e locais na agricultura e na economia. Vários fatores influenciaram o setor como a volatilidade dos preços, impactos da pandemia e mudanças nos padrões de consumo. Mas, em 2024, o mercado deve reagir e apresentar uma recuperação.

Essa é a projeção do engenheiro agrônomo e analista de mercado da Scot Consultoria, Alcides Torres, que compartilhou as expectativas do mercado do boi gordo para 2024 no boletim de Olho No Mercado, no Canal do Criador.

Segundo Torres, o ano de 2023 foi marcado por desafios significativos, com algumas das piores cotações no mercado. No entanto, para 2024, as perspectivas são mais favoráveis. A seguir, confira a análise completa do especialista.

 

Torres relembra que durante a transição de 2023 para 2024, poucos negócios foram realizados na última semana de dezembro, uma tendência comum devido à definição de posições e questões fiscais. No início de 2024, o mercado manteve-se estável, com poucas oscilações de preço, atribuídas mais a movimentos especulativos do que a negócios concretos.

O especialista projeta que a a expectativa para 2024 é de um mercado mais amigável para os produtores de boi. Apesar de ser um ano de baixa no ciclo pecuário de preços, prevê-se uma melhora em relação a 2023. Essa melhoria é atribuída à redução no volume de desova de fêmeas, um fator que impactou significativamente o mercado no ano anterior.

Embora as expectativas sejam positivas, Torres destaca que não se antecipa um mercado “extraordinariamente bom” como em 2021 e 2022. No entanto, a tendência é de um ambiente mais favorável para a produção pecuária em 2024.

O conteúdo também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.