A FORÇA DO LEITE

Retenção de placenta em vacas leiteiras: como evitar infecções?

Bruno Campos, pesquisador da Embrapa, explica como evitar que a retenção de placenta não comprometa a saúde e produtividade do rebanho

Por Nádia Martins
02 de fevereiro de 2024 às 09h00

A retenção de placenta em vacas leiteiras é uma condição que pode levar a complicações sérias, incluindo infecções uterinas. Para evitar infecções decorrentes da retenção de placenta é importante adotar uma série de medidas preventivas e de manejo. 

Conforme o pesquisador da Embrapa, Bruno Campos, no boletim A Força do Leite, transmitido pelo Canal do Criador, a retenção de placenta ocorre quando, após 12 horas do parto, a vaca ainda não liberou a placenta. Normalmente, após o nascimento do bezerro, a placenta é expelida devido à contração do útero. Entretanto, vários fatores podem dificultar esse processo, incluindo o manejo pré-parto e a nutrição inadequada das vacas.

Campos explica os fatores que contribuem para que isso aconteça e estratégias de manejo e nutrição para evitar futuras infecções. A seguir, confira as dicas do especialista;

O conteúdo também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.