Soldera e Recalada brilham na abertura dos julgamentos da 23ª Expoutono 2025

Competição inédita consagra grandes campeões do Campeonato de Terneiros Angus e impulsiona vitórias na categoria curral das raças Angus e Ultrablack

Por Cleide Assis

A 23ª edição da Expoutono começou com novidades e alto nível técnico na pista de julgamento do Parque Agrícola e Pastoril, em Uruguaiana (RS). Na última sexta-feira, 23 de maio, a estreia da categoria curral das raças Angus e Ultrablack foi marcada pela realização inédita do Grande Campeonato de Terneiros Angus. A prova reuniu 75 animais e premiou as cabanhas Soldera e Recalada como as grandes campeãs desta nova etapa competitiva da mostra.

Foto: Divulgação | Douglas Salgueiro

Representando o Grupo Cabanha Soldera, de Panambi/RS, o lote 36 (TAT TE24042) foi consagrado como Grande Campeã Terneira Curral. A conquista foi comemorada por Luiza Soldera, que ressaltou o trabalho de longo prazo da equipe: “Este título representa um ano inteiro de dedicação. Essa fêmea já se destacava no desmame e hoje é uma das nossas apostas para a Expointer 2025.”

Entre os machos, a estreia da Cabanha Recalada na Expoutono foi em grande estilo. O animal do lote 20 (TAT 710), de Capão do Leão/RS, garantiu o título de Grande Campeão Terneiro. O criador Fábio Langlois Ruivo celebrou a receptividade da feira e destacou a relevância da vitrine. “Uruguaiana é o berço do Angus. Ganhar aqui é uma alegria imensa e uma confirmação do nosso trabalho no campo.”

Categoria Curral segue com premiações de peso

Na raça Angus, o destaque entre as fêmeas foi o lote 50 (TAT TE80), fruto da parceria entre as cabanhas Recalada, La Coxilha e Sossego, eleito Grande Campeã Individual. Já entre os machos, o título foi para o lote 59 (TAT FIV4420), da tradicional Cabanha Tellechea, de Uruguaiana.

A Fazenda Reconquista, de José Paulo Dornelles Cairoli, também celebrou vitória no Trio Grande Campeão com o lote 17, formado por novilhas altamente parelhas e funcionais.“É muito difícil montar um trio de qualidade homogênea. Produzir três fêmeas excepcionais é ainda mais desafiador”, avaliou Cairoli.

Na raça Ultrablack, a fêmea do lote 13 (TAT U258), da Cabanha 4 Linhas (Guaíba/RS), foi apontada como Grande Campeã Individual. O assessor Luis Felipe Cassol valorizou o reconhecimento da genética Ultrablack. “É um projeto construído com convicção desde o início. Essa vitória reafirma que estamos no caminho certo.”

Rumo ao Rincón Show

O bom desempenho das cabanhas também serve como termômetro para os próximos eventos. Para Ignacio Tellechea, da Cabanha Rincon Del Sarandy, os títulos conquistados validam o programa de seleção. “Ganhar aqui nos credencia para o nosso leilão Rincón Show, em 8 de junho, com animais de altíssima qualidade.”

A 23ª Expoutono segue nos próximos dias com julgamentos de pista e atividades que consolidam Uruguaiana como uma das principais vitrines da genética bovina do país.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também