Ir para o conteúdo
07 de julho de 2021 às 10h59

ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul

Propaganda de carne suína no metrô sul-coreano/Foto: ABPA/Divulgação

Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.

Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.

A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.

Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.

“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.

A importância do mercado sul-coreano

O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.

No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.

Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.

“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

19/09/2021 às 12h02

MT: financiamentos liberados para produtores do Pantanal superam R$ 75 milhões

Nos nove meses deste ano, os produtores rurais da Planície Pantaneira de Mato Grosso contrataram mais de R$ 75 milhões, em linhas de crédito do –

Leia Mais
19/09/2021 às 10h05

Produção de carne bovina deve ser menor na União Europeia em 2022, diz USDA

A União Europeia deverá produzir 6,83 milhões de toneladas de carne bovina (em equivalente carcaça) em 2022, segundo informações divulgadas pelo boletim Grain Report, de –

Leia Mais
19/09/2021 às 08h02

Carne suína: União Europeia deve produzir 23 mi de toneladas em 2022

A União Europeia deverá produzir 23,66 milhões de toneladas de carne suína (em equivalente carcaça) em 2022, segundo informações divulgadas pelo boletim Grain Report, de –

Leia Mais
17/09/2021 às 20h37

‘Oscar do vinho’ avalia qualidade da safra brasileira 2021

O consumo de vinho no Brasil registrou um crescimento de 18,4% em 2020, em comparação a 2019. O volume de 430 milhões de litros representa –

Leia Mais
17/09/2021 às 20h27

Leite: setor produtivo irá lançar campanha nacional para estimular consumo no país

A Campanha da 1ª Semana do Leite, prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, foi o tema central da 18ª Reunião da Câmara Setorial –

Leia Mais
17/09/2021 às 12h03

Frango: competitividade da carne frente à suína é a menor em nove anos

Na primeira quinzena de setembro, a carne de frango negociada no atacado da Grande São Paulo se valorizou de maneira mais intensa que as principais –

Leia Mais
17/09/2021 às 08h02

SC fatura mais de US$ 2 bi com exportações de carne suína e de frango

O estado de Santa Catarina já faturou mais de US$ 2 bilhões neste ano com as exportações de carne de frango e suína realizadas entre –

Leia Mais
17/09/2021 às 06h02

Simpósio de Avicultura da Acav tem início na próxima terça-feira

Referência nacional em difusão tecnológica e integração setorial, inicia na próxima terça-feira (21), às 14 horas, o Simpósio de Qualificação Técnica Associação Catarinense de Avicultura –

Leia Mais
16/09/2021 às 20h16

Sem exportar para a China, preço da carne bovina pode desabar no Brasil, diz analista

O preço do boi gordo tem registrado queda nas principais regiões produtoras do Brasil na primeira quinzena de setembro. Segundo o analista da Safras & –

Leia Mais
16/09/2021 às 18h22

Mercado do boi gordo opera de forma lenta e preços seguem em queda

O mercado físico de boi gordo registrou preços mais baixos na maioria das regiões de produção e comercialização nesta quinta-feira, 16. Segundo o analista da –

Leia Mais