ABPA lança campanha para promover proteínas brasileiras na Coreia do Sul
Propaganda de carne suína no metrô sul-coreano/Foto: ABPA/Divulgação
Os exportadores de aves e de suínos colocaram em curso, até o dia 28 de julho, uma grande campanha de imagem na Coreia do Sul, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil. De acordo com informações da Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano.
Ao todo, são 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana – é o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.
A ação é realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.
Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul – interagindo o público virtual com as ações físicas.
“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para este mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.
A importância do mercado sul-coreano
O Brasil já é consolidado como principal fornecedor externo de carne avícola para as gôndolas sul-coreanas, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.
No caso de suínos, há um importante potencial a ser explorado. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México. O Brasil ainda possui baixa participação neste mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado, porém com grande perspectiva de crescimento.
Há, entretanto, boas expectativas com relação ao futuro deste mercado para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades sul-coreanas. Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.
“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre este novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.
VEJA TAMBÉM
França recupera status de país livre da gripe aviária
O Ministério da Agricultura e Alimentação da França informou que o país está oficialmente livre da gripe aviária. De acordo com as normas internacionais da –
Leia MaisAlternativa de grãos para aves é tema do Simpósio de Avicultura da Acav
A cadeia produtiva da avicultura industrial consome milhões de toneladas de milho e farelo de soja para a nutrição das aves. Com a crescente escassez –
Leia MaisWorkshop “Carne Angus” debate nesta 2ª sustentabilidade na pecuária do futuro
A Associação Brasileira de Angus e o Programa Carne Angus Certificada realizam nesta segunda-feira (9), às 19h, o Workshop Carne Angus Sustentabilidade e a Pecuária –
Leia MaisSão Paulo renova convênio de R$ 2,9 mi para intensificar ações de defesa sanitária na avicultura
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo renovou um convênio com a Associação Paulista de Avicultura (APA) para implementação de ações de –
Leia MaisTouro mais pesado da 44ª Expointer tem 1.245 quilos
O touro Guardião da Boa Esperança supera todos os outros 4.056 animais presentes na 44ª Expointer em termos de peso. Neste domingo, 5, o bovino –
Leia MaisExportações de carne do Paraguai superam 238,4 mil toneladas até agosto
O Paraguai exportou mais de 238,4 mil toneladas de carne bovina de janeiro a agosto, somando receita superior a US$ 1,13 bilhão e estabelecendo novo –
Leia MaisFreio de Ouro reencontra o público na Expointer 2021
No Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul, foi realizada neste domingo, 5, a última etapa classificatória do Freio de –
Leia MaisExpoinel será realizada de 11 a 17 de outubro em Uberaba (MG)
Organizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Expoinel, a principal exposição da raça no país, será realizada de 11 a 17 –
Leia MaisCarne de frango: Brasil deve produzir 14,72 mi de toneladas em 2022, diz USDA
A produção de carne de frango no Brasil deverá chegar a 14,72 milhões de toneladas em 2022, segundo adidos do Departamento de Agricultura dos Estados –
Leia MaisAustrália deve produzir 440 mil toneladas de carne suína em 2022
A Austrália deverá produzir 440 mil toneladas de carne suína (em equivalente carcaça) em 2022, segundo informações divulgadas pelo boletim Gain Report, de adidos do –
Leia Mais