Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

20/07/2021 às 12h41

Oferta de milho do MT recua 8,5% em 2020/21, aponta Imea

Nesta segunda-feira, 19, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou o novo relatório de Oferta e Demanda referente às safras 19/20 e 20/21 do –

Leia Mais
20/07/2021 às 07h02

Carne suína: importações da China recuam 13,7% em junho

Os dados alfandegários da China de junho de 2021 mostram as importações de carne suína durante o período em 340 mil toneladas, queda de 13,7% –

Leia Mais
19/07/2021 às 18h05

Boi gordo: oferta restrita impede quedas ainda maiores no valor da arroba

O mercado físico de boi gordo registrou preços pouco alterados nesta segunda-feira. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os frigoríficos ainda –

Leia Mais
19/07/2021 às 15h01

Importações brasileiras de milho somam 116,73 mil t em junho

O Brasil importou 116,73 mil toneladas de milho em junho, conforme dados divulgados por SAFRAS & Mercado. Com isso, o acumulado no ano comercial 2021/22, –

Leia Mais
19/07/2021 às 14h45

Leite: margem do produtor não está ruim, mas produtor deve ter cautela, diz Embrapa

O custo da alimentação do rebanho leiteiro tem apresentado forte alta neste ano, o que tem preocupado o produtor rural. Segundo o pesquisador da Embrapa –

Leia Mais
19/07/2021 às 13h01

Milho: indicador se aproxima de R$ 100 a saca

Os preços do milho continuam em alta no mercado brasileiro, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na região –

Leia Mais
19/07/2021 às 12h01

Ovos: vendas aquecidas sustentam preços

Após as altas observadas no início de julho, as condições favoráveis à venda de ovos e o controle da oferta sustentam os patamares de preços –

Leia Mais
18/07/2021 às 18h15

Freio de Ouro: Uruguai classifica sete conjuntos para a final de 2021

O Uruguai apresentou neste domingo, 18, os candidatos ao Freio de Ouro 2021, prova máxima do cavalo crioulo. Depois de quatro dias de provas, a –

Leia Mais
16/07/2021 às 19h31

Boi gordo: semana foi marcada por queda nos preços da arroba

O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta sexta-feira, 16. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, a semana foi –

Leia Mais
16/07/2021 às 13h01

Abate de aves registra queda de 21% no RS

O número de aves abatidas no Rio Grande do Sul teve queda de 21% em junho. Segundo a organização avícola do estado, a retração reflete –

Leia Mais