Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB
Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Expointer 2021 terá limite de 15 mil visitantes por dia
A comissão executiva da Expointer definiu que a edição de 2021 receberá no máximo 15 mil visitantes por dia, no período de realização da feira, –
Leia MaisMilho: com incertezas sobre safra norte-americana, expectativa é de mercado firme
O milho fechou junho com queda de quase 9%, levando em consideração a praça de São Paulo. De acordo com a Scot Consultoria, a baixa –
Leia MaisDecreto presidencial inclui sete terminais pesqueiros no Programa de Desestatização
O presidente Jair Bolsonaro publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira, 6, um decreto que inclui sete terminais pesqueiros públicos ao Programa Nacional de –
Leia MaisCarnes: preço médio do bezerro cai 0,18% em Mato Grosso
Após um longo período de acréscimo nas cotações, em jun.21 o preço médio do bezerro de ano recuou na praça mato-grossense e inverteu o cenário –
Leia MaisSafra de grãos na Argentina deve totalizar 127,5 mi de toneladas em 2020/21
A produção de grãos da Argentina está estimada em 127,5 milhões de toneladas em 2020/21. Segundo a Bolsa de Cereais de Rosário, o volume é –
Leia MaisAftosa: prazo para declarar vacinação termina quarta-feira em SP
Pecuaristas paulistas têm até o dia 7 de julho para declarar a vacinação de bovídeos contra febre aftosa na primeira etapa da imunização. Em nota, –
Leia MaisArroba do boi estaciona em R$ 320 sem espaço para novas quedas
O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta segunda-feira, 5. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os frigoríficos ainda –
Leia MaisDaoud: Governo precisa incentivar setor leiteiro e garantir produtividade
A pecuária leiteira vem acumulando baixa rentabilidade e para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o produtor rural precisa de incentivo e subsídio do –
Leia MaisEmbrapa: região Sul lidera produção de milho orgânico no Brasil
Um estudo levantado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta um aumento na produção de milho orgânico no Brasil, alta de 90% em 2020 –
Leia MaisConfina Brasil: expedição vai mapear as principais regiões da pecuária brasileira
O Brasil é o maior exportador de carne do mundo. Nossa produção é capaz de atender os diferentes tipos de mercado, com mais de 5 –
Leia Mais