Ir para o conteúdo
11 de novembro de 2021 às 11h44

Cheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades

O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos da TV por assinatura no Brasil. 

Primeiro diretor do Canal Rural, em 1996, Raul Costa Júnior conta como foi o processo de implementação do veículo e a formatação da primeira grade de programação da emissora.

“Lembro quando cheguei na sede da RBS, em São Paulo. Recebi uma sala. Achei que, quando chegasse, teria uma estrutura montada. Era apenas uma sala com telefone que ia funcionar no dia seguinte. Começamos completamente do zero. O Canal Rural foi uma grande aventura, uma maluquice de alguns garotos que queriam fazer um canal nacional. Foi muito bacana para a gente, para o agronegócio. E conseguimos”, lembra. 

Em 1998, o Canal Rural começou a transmissão dos leilões. Um marco na TV brasileira. 

Canal Rural

Kleber Moura, que também atuou como diretor do Canal Rural, conta que a emissora contava com uma equipe de jornalistas especializados e um time de comentaristas de peso, como Roberto Rodrigues, Miguel Daoud e Ana Amélia Lemos. E precisava ampliar o comercial. Assim surgiu a ideia dos leilões.  

“Foi quando entramos de vez nos leilões de gado e equinos. Foi o que deu fôlego econômico para a empresa conseguir investir em seu DNA, que é passar informações sobre o agronegócio”, conta Moura. 

No início dos anos 2000, surgiram as coberturas especiais das feiras agropecuárias, como Expointer e Expodireto, no Rio Grande do Sul. 

Donário Lopes de Almeida, ex-presidente do Canal Rural, fala sobre essa evolução. 

“O agronegócio nacional sempre foi marcado pelos eventos. O Canal Rural, que já tinha um conteúdo relevante, um jornalismo muito forte e os leilões, resolveu participar, interagir com os produtores. E não foi apenas isso, começamos a criar eventos customizados para que os nossos clientes pudessem levar conhecimento”, recorda.   

Na mesma época, a internet ganhava força. Em seguida, as redes sociais. 

“Colocamos o Canal Rural na internet e viramos multiplataforma. Pela TV, eventos, internet, redes sociais, ampliamos a interação com os produtores rurais e aumentamos o acesso às informações”, complementa Donário Almeida. 

Em 2013, a emissora foi adquirida por um dos grupos mais importantes do agro brasileiro, o J&F. E, de telespectador e anunciante, o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, seu Zé Mineiro, também passou a ser um investidor. 

“O pessoal do agronegócio fica sabendo do preço do bezerro, para onde vai o preço da carne, como vai a exportação de soja. Informações que antigamente o produtor não tinha. A gente tem que valorizar e parabenizar o Canal Rural pelo belo trabalho que ele tem feito”, diz Zé Mineiro.

“A gente que milita no agronegócio, no setor pecuário, sempre teve conexão com o agro. Eu já assistia ao Canal Rural antes de adquirirmos. Sempre foi um veículo de comunicação com forte ligação com o campo. Nós sempre tivemos muita afinidade”, afirma Wesley Batista, conselheiro da J&F

Canal do Criador 

Nos últimos oito anos, o Canal Rural digitalizou as operações, criou projetos diários, como o Giro do Boi e Ligados&Integrados, além de produções especiais. 

Em 2020, foi criado o canal do criador, totalmente dedicado à pecuária.

Hoje, o Canal Rural é a maior plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro. Pela tela da TV, chega a mais de 35 milhões de lares.

Ao completar 25 anos, o Canal Rural segue cumprindo o propósito de conectar pessoas, desenvolver o agro e ajudar a transformar o mundo.

“O Canal Rural sempre esteve ao lado do produtor rural, ouvindo as suas histórias e os seus desafios. E não vai ser diferente daqui para frente”, diz Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural

Novidades 

Tem muita novidade na tela do Canal do Rural. Para comemorar os 25 anos, uma nova identidade visual e mais parcerias foram criadas para levar conteúdo de qualidade ao agricultor.

Atualmente, o Canal Rural está presente em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Porto Alegre. Mas novas operações estão surgindo, criando a Rede Canal Rural.

“É uma rede de afiliadas, de parceiros, que estarão nas várias regiões do país, produzindo conteúdos relevantes diariamente. O agronegócio brasileiro estará ainda mais representado na tela do Canal Rural a partir de agora”, afirma Júlio Cargnino.

A primeira das novas unidades é a do Paraná. O estado é o segundo maior produtor e terceiro maior exportador de agronegócio do país.

Afiliado do Canal Rural no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge diz que a base ficará em Curitiba, mas que a equipe vai trabalhar em todo o estado. “Vamos acompanhar a nossa safra, o plantio, a colheita, o crescimento da agroindústria paranaense”, conta.  

Identidade visual 

Para marcar o aniversário, o Canal Rural ganha uma nova identidade visual, que deixa clara a missão da emissora, pioneira em conteúdo exclusivo de agronegócio. 

“O novo pacote visual do Canal Rural é uma mistura de live action com 2D e 3D. A mistura equilibrada mostra o compromisso que a emissora tem com o conteúdo de agronegócio e inovação”, afirma Jaqueline Silva, diretora de produção e programação do Canal Rural.

28/03/2022 às 18h01

Milho: inspeção de exportação dos EUA soma 1.606.535 toneladas

As inspeções de exportação norte-americana de milho chegaram a 1.606.535 toneladas na semana encerrada no dia 24 de março, conforme relatório semanal divulgado pelo Departamento –

Leia Mais
28/03/2022 às 13h00

Gripe aviária: França notifica mais 173 casos da cepa HPAI; total é de 1.028

O Ministério da Agricultura da França confirmou, até a última sexta-feira (25), mais 173 casos de uma cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI), que –

Leia Mais
28/03/2022 às 12h02

Ovos: preços sobem e elevam poder de compra do avicultor

Mesmo com as fortes valorizações do milho e do farelo de soja no início de março, os preços dos ovos, que estão em patamares recordes –

Leia Mais
25/03/2022 às 11h02

Frango: carne perde competitividade frente a outras proteínas, diz Cepea

As cotações da carne de frango têm registrado aumentos significativos nesta segunda quinzena do mês. Assim, segundo informações do Cepea, a competitividade da proteína avícola –

Leia Mais
24/03/2022 às 17h02

Senador pede ação urgente para ajudar suinocultores de Santa Catarina

O senador Dário Berger (MDB-SC) pediu, em pronunciamento nesta quarta-feira (23), uma ação urgente para ajudar os produtores independentes de carne suína de Santa Catarina, –

Leia Mais
24/03/2022 às 12h02

Suínos: apesar de reação, poder de compra do suinocultor é o pior para o mês

O poder de compra dos suinocultores de Santa Catarina e de São Paulo frente ao milho e ao farelo de soja aumentou nesta parcial de –

Leia Mais
24/03/2022 às 11h02

Boi: Preço da carne segue negociando abaixo do boi

Os preços da arroba do boi gordo no mercado paulista continuam operando acima dos da carne (carcaça casada bovina) negociada no atacado da Grande São –

Leia Mais
23/03/2022 às 17h03

Anec prevê embarques de 110 mil toneladas de milho em março

Dados divulgados nesta semana pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) projetam que o Brasil deverá exportar 110 mil toneladas de milho em março. –

Leia Mais
22/03/2022 às 18h02

Conab indica colheita da 1ª safra de milho em 41,6% no Brasil

A colheita da 1ª safra 2021/22 de milho atingia 41,6% da área no Brasil até o dia 19 de março, conforme levantamento semanal da Companhia –

Leia Mais
21/03/2022 às 16h06

Inspeção de exportação dos EUA soma 1.466.311 toneladas de milho 

As inspeções de exportação norte-americana de milho chegaram a 1.466.311 toneladas na semana encerrada no dia 17 de março, conforme relatório semanal divulgado pelo Departamento –

Leia Mais