Ir para o conteúdo
11 de novembro de 2021 às 11h44

Cheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades

O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos da TV por assinatura no Brasil. 

Primeiro diretor do Canal Rural, em 1996, Raul Costa Júnior conta como foi o processo de implementação do veículo e a formatação da primeira grade de programação da emissora.

“Lembro quando cheguei na sede da RBS, em São Paulo. Recebi uma sala. Achei que, quando chegasse, teria uma estrutura montada. Era apenas uma sala com telefone que ia funcionar no dia seguinte. Começamos completamente do zero. O Canal Rural foi uma grande aventura, uma maluquice de alguns garotos que queriam fazer um canal nacional. Foi muito bacana para a gente, para o agronegócio. E conseguimos”, lembra. 

Em 1998, o Canal Rural começou a transmissão dos leilões. Um marco na TV brasileira. 

Canal Rural

Kleber Moura, que também atuou como diretor do Canal Rural, conta que a emissora contava com uma equipe de jornalistas especializados e um time de comentaristas de peso, como Roberto Rodrigues, Miguel Daoud e Ana Amélia Lemos. E precisava ampliar o comercial. Assim surgiu a ideia dos leilões.  

“Foi quando entramos de vez nos leilões de gado e equinos. Foi o que deu fôlego econômico para a empresa conseguir investir em seu DNA, que é passar informações sobre o agronegócio”, conta Moura. 

No início dos anos 2000, surgiram as coberturas especiais das feiras agropecuárias, como Expointer e Expodireto, no Rio Grande do Sul. 

Donário Lopes de Almeida, ex-presidente do Canal Rural, fala sobre essa evolução. 

“O agronegócio nacional sempre foi marcado pelos eventos. O Canal Rural, que já tinha um conteúdo relevante, um jornalismo muito forte e os leilões, resolveu participar, interagir com os produtores. E não foi apenas isso, começamos a criar eventos customizados para que os nossos clientes pudessem levar conhecimento”, recorda.   

Na mesma época, a internet ganhava força. Em seguida, as redes sociais. 

“Colocamos o Canal Rural na internet e viramos multiplataforma. Pela TV, eventos, internet, redes sociais, ampliamos a interação com os produtores rurais e aumentamos o acesso às informações”, complementa Donário Almeida. 

Em 2013, a emissora foi adquirida por um dos grupos mais importantes do agro brasileiro, o J&F. E, de telespectador e anunciante, o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, seu Zé Mineiro, também passou a ser um investidor. 

“O pessoal do agronegócio fica sabendo do preço do bezerro, para onde vai o preço da carne, como vai a exportação de soja. Informações que antigamente o produtor não tinha. A gente tem que valorizar e parabenizar o Canal Rural pelo belo trabalho que ele tem feito”, diz Zé Mineiro.

“A gente que milita no agronegócio, no setor pecuário, sempre teve conexão com o agro. Eu já assistia ao Canal Rural antes de adquirirmos. Sempre foi um veículo de comunicação com forte ligação com o campo. Nós sempre tivemos muita afinidade”, afirma Wesley Batista, conselheiro da J&F

Canal do Criador 

Nos últimos oito anos, o Canal Rural digitalizou as operações, criou projetos diários, como o Giro do Boi e Ligados&Integrados, além de produções especiais. 

Em 2020, foi criado o canal do criador, totalmente dedicado à pecuária.

Hoje, o Canal Rural é a maior plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro. Pela tela da TV, chega a mais de 35 milhões de lares.

Ao completar 25 anos, o Canal Rural segue cumprindo o propósito de conectar pessoas, desenvolver o agro e ajudar a transformar o mundo.

“O Canal Rural sempre esteve ao lado do produtor rural, ouvindo as suas histórias e os seus desafios. E não vai ser diferente daqui para frente”, diz Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural

Novidades 

Tem muita novidade na tela do Canal do Rural. Para comemorar os 25 anos, uma nova identidade visual e mais parcerias foram criadas para levar conteúdo de qualidade ao agricultor.

Atualmente, o Canal Rural está presente em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Porto Alegre. Mas novas operações estão surgindo, criando a Rede Canal Rural.

“É uma rede de afiliadas, de parceiros, que estarão nas várias regiões do país, produzindo conteúdos relevantes diariamente. O agronegócio brasileiro estará ainda mais representado na tela do Canal Rural a partir de agora”, afirma Júlio Cargnino.

A primeira das novas unidades é a do Paraná. O estado é o segundo maior produtor e terceiro maior exportador de agronegócio do país.

Afiliado do Canal Rural no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge diz que a base ficará em Curitiba, mas que a equipe vai trabalhar em todo o estado. “Vamos acompanhar a nossa safra, o plantio, a colheita, o crescimento da agroindústria paranaense”, conta.  

Identidade visual 

Para marcar o aniversário, o Canal Rural ganha uma nova identidade visual, que deixa clara a missão da emissora, pioneira em conteúdo exclusivo de agronegócio. 

“O novo pacote visual do Canal Rural é uma mistura de live action com 2D e 3D. A mistura equilibrada mostra o compromisso que a emissora tem com o conteúdo de agronegócio e inovação”, afirma Jaqueline Silva, diretora de produção e programação do Canal Rural.

21/01/2022 às 20h01

Diferença entre os valores das carnes de frango e de boi é a 2ª maior da série

Enquanto os preços da carne de frango estão em queda nesta parcial de janeiro (até o dia 20), os da proteína bovina estão em alta. –

Leia Mais
21/01/2022 às 17h01

Área da safra 2021/22 de milho na Argentina deve crescer 4,1%

A área a ser cultivada com milho na Argentina na safra 2021/22 deverá ocupar 10,1 milhões de hectares, crescendo 4,1% ante os 9,7 milhões de –

Leia Mais
21/01/2022 às 15h01

Área de soja deve superar a de milho nos Estados Unidos

A área semeada com soja nos Estados Unidos deve superar a do milho pela segunda vez na história neste ano, de acordo com a Farm –

Leia Mais
21/01/2022 às 10h03

Milho: plantio atinge 96% da área no RS, diz Emater; colheita chega a 27%

O plantio de milho atinge 96% da área no Rio Grande do Sul, de acordo com levantamento da Emater. Na semana passada, eram 95%. Em –

Leia Mais
20/01/2022 às 16h02

EUA seguem como destino número um da carne bovina brasileira

Após pouco mais de três meses, os envios de carne bovina à China foram retomados na segunda quinzena de dezembro. Conforme dados da Secex, no –

Leia Mais
20/01/2022 às 15h02

Suínos: relação de troca por milho é a pior da história, aponta Cepea

O preço do suíno vivo tem registrado queda intensa neste mês, causada pela combinação de vendas lentas e oferta elevada de animais para abate. A –

Leia Mais
20/01/2022 às 13h01

França notifica mais 4 casos da cepa HPAI de gripe aviária; total é de 356

O Ministério da Agricultura da França confirmou, até a última terça-feira (15), mais quatro casos de uma cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI), que –

Leia Mais
20/01/2022 às 10h01

Registros de animais de raça crescem 13% em 2021

Alinhados com a expansão e a valorização da pecuária na economia brasileira, os registros de animais de raça aumentaram 13% em 2021. O crescimento resulta –

Leia Mais
19/01/2022 às 13h01

EUA confirma registro da cepa H5 da gripe aviária na Carolina do Sul

O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou o registro de gripe aviária da –

Leia Mais
19/01/2022 às 08h05

Milho: exportações do Brasil devem totalizar 2,6 mi de toneladas em janeiro

As exportações brasileiras de milho deverão ficar em 2,685 milhões de toneladas em janeiro, conforme levantamento semanal da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). –

Leia Mais