INFORMAÇÃO

Mapa discute Seguro Rural para pecuária de leite e corte 

Objetivo é avaliar e propor aperfeiçoamento aos produtos e serviços 

Por Redação Canal do Criador

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realiza hoje, às 15h, uma videoconferência para falar do projeto Monitor do Seguro Rural, que apresentará os produtos disponíveis para a pecuária bovina de leite e corte, além de produtos de seguro para pastagem e milho.

A iniciativa tem como finalidade avaliar e propor aperfeiçoamentos aos produtos e serviços para mais de 60 atividades já oferecidas pelas seguradoras. O evento será 100% virtual e limitado a 350 participantes, que poderão interagir com perguntas e propostas aos produtos de seguros apresentados.

Para o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Mapa, Pedro Loyola, os produtores precisam saber mais sobre o Seguro Rural e usufruir dele. “Os seguros rurais de pecuária em geral precisam ser mais conhecidos pelos produtores, que têm a oportunidade de conversar com as seguradoras para compreender os serviços.”

No caso da pecuária de leite e de corte, quatro companhias de seguros (BrasilSeg, Fairfax, Mapfre, Swiss Re) estão habilitadas no PSR e, dependendo da seguradora e do produto, destina-se a animais registrados em associação de raça ou não registrados, podendo ser contratados nas modalidades seguro pecuário bovino ou rebanho vida em grupo, de acordo com a característica dos animais.

O seguro tem como objetivo garantir indenização ao segurado em caso de morte do animal, sendo os principais riscos cobertos: acidente, doenças infecto contagiosas endêmicas e epidêmicas preveníveis, (desde que comprovadas por exames laboratoriais), raio, eletrocussão, intoxicação, ingestão de corpos estranhos, picada de cobra, entre outras.

Até o momento, a BrasilSeg (seguradora que atende os clientes do Banco do Brasil) disponibiliza o seguro de faturamento ao produtor de pecuária de corte, que garante a indenização sempre que o faturamento obtido com o rebanho segurado for inferior ao faturamento garantido em apólice.

Para participar da videoconferência basta acessar o link da plataforma Teams Live Mapa

Fonte: MAPA

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também