Abate de bovinos aumenta em outubro em Mato Grosso, aponta Imea

A quantidade de bovinos abatidos em Mato Grosso aumentou 17,93% em outubro em relação ao mês anterior, para 386,38 mil cabeças, informou, em boletim semanal, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo o instituto, a alta foi puxada pelo acréscimo de 32,03% no abate de machos, “uma vez que animais oriundos de confinamento foram ofertados com mais intensidade”.

Assim, o abate de bovinos machos de 12 e 24 meses somou 114,29 mil cabeças, incremento de 52,5% ante setembro. E os bovinos criados em Mato Grosso e enviados para outros estados somaram 6,96 mil cabeças, alta de 15,3% em outubro ante setembro.

Foto: Giro do Boi

Relação de troca

Diante da valorização mais intensa no preço da ureia ante a arroba do boi gordo, a relação de troca alcançou elevados patamares em 2021 na média mato-grossense.

Nas últimas semanas, a Rússia acompanhou a decisão da China, que devido à crise energética enfrentada pelo país asiático, delimitou um teto nas exportações de nitrogenados no intuito de contornar a situação de escassez
no mercado interno.

Com isso, o sal mineral proteinado, o qual contém a ureia como um de seus componentes, registrou um aumento de 35,61% nos últimos 12 meses.

Esse resultado é melhor analisado pela relação de troca ureia/boi, que apresentou uma constante valorização desde janeiro/21, e em setembro/21 resultou em 13,30 arrobas necessárias para se adquirir uma tonelada de ureia.

Se este cenário de alta perdurar, cabe ao produtor se planejar para o próximo período de seca, com o intuito de evitar um cenário de relação de troca ainda mais apertada. As informações partem do Imea.

Sair da versão mobile

Leia também