Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

13/08/2021 às 15h31

Demanda por frango halal está aquecida no mercado externo, diz BRF

O vice-presidente da BRF para o Mercado Internacional, Patrício Rohner, destacou nesta sexta, 13, em teleconferência de resultados relativa ao segundo trimestre, que a demanda –

Leia Mais
13/08/2021 às 11h32

Pecuária de leite: custo operacional tem alta de 11,49% até junho, diz CNA

De janeiro a junho deste ano, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária de leite acumulou forte alta de 11,49%, segundo o boletim Campo Futuro, –

Leia Mais
13/08/2021 às 10h04

Com demanda maior por frango, produto inteiro atinge preço recorde, diz Cepea

Com demanda aquecida por frango, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) destacou em boletim semanal que o preço do produto inteiro renovou –

Leia Mais
13/08/2021 às 08h01

BRF tem prejuízo líquido de R$ 199 mi no segundo trimestre

A BRF reportou um prejuízo líquido de R$ 199 milhões no segundo trimestre de 2021, revertendo o lucro de R$ 307 milhões que tinha sido –

Leia Mais
13/08/2021 às 06h37

Mercado da tilápia passa a ter acompanhamento do Cepea

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) passa agora a divulgar semanalmente os preços médios para a tilápia, tendo como referência os valores –

Leia Mais
12/08/2021 às 14h31

Suínos: abates totalizam 13 mi de cabeças no segundo trimestre

Os produtores brasileiros abateram 13,03 milhões de cabeças de suínos no segundo trimestre de 2021, um aumento de 7,1% em relação ao segundo trimestre de –

Leia Mais
12/08/2021 às 14h01

Abate de frangos cresce 7,4% no segundo trimestre de 2021

Os produtores brasileiros abateram 1,52 bilhão de frangos no segundo trimestre de 2021, um aumento de 7,4% em relação ao segundo trimestre de 2020, segundo –

Leia Mais
12/08/2021 às 13h32

Abate de bovinos cai 4,5% no 2º trimestre, diz IBGE

Os produtores brasileiros abateram 7,07 milhões de cabeças de bovinos no segundo trimestre de 2021, um recuo de 4,5% em relação ao segundo trimestre de –

Leia Mais
12/08/2021 às 10h07

Ovos: mercado firme, mas custo de produção ainda é elevado

Após a virada do mês, a caixa de ovos contendo 30 dúzias de ovos cotada hoje em R$ 127,50 e R$ 132,00 na granja e –

Leia Mais
12/08/2021 às 06h33

Associação de criadores de angus faz parceria com Embrapa para pecuária sustentável

A Associação Brasileira de Angus anunciou nesta quarta-feira, 11, uma parceria com a Embrapa para fomentar a adoção de sistemas produtivos sustentáveis nos criatórios da –

Leia Mais