Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB
Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Abate de bovinos na Argentina cai 14,3% em julho
Em julho de 2021, a indústria argentina de processamento de carnes abateu 1,06 milhão de cabeças de gado, queda de 4,1% em relação ao mês –
Leia MaisProdução de carne angus cresce 18,5% no primeiro semestre
A produção de carne bovina da raça angus acumula um crescimento de 18,5% no primeiro semestre de 2021, atingindo 12,858 mil toneladas, segundo dados divulgados –
Leia MaisPeste suína: comitê reúne 22 organizações da América Latina para discutir estratégias contra doença
Com objetivo de debater estratégias para a prevenção da Peste Suína Africana na América Latina, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e outras 21 –
Leia MaisBoi gordo: aumento na oferta de animais começa a reduzir ociosidade nas indústrias no RS
Por causa da entressafra, redução no consumo e entrada de carne de outros estados, os frigoríficos do Rio Grande do Sul estão abatendo 40% abaixo –
Leia MaisCarne bovina: Brasil exporta 57,7 mil toneladas na 1ª semana de agosto
As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 320,2665 milhões em agosto (5 dias úteis), com média diária de US$ –
Leia MaisPrograma vai apoiar 100 pecuaristas na produção sustentável de bezerros no Pantanal
Um programa de produção sustentável de bezerros vai apoiar 100 pecuaristas do bioma Pantanal em Mato Grosso na transição de propriedades com produção de baixa –
Leia MaisEmbrapa cria sistema capaz de verificar o nível de estresse dos animais
A internet das coisas começou a chegar no campo. A Embrapa já está aplicando um estudo com uma tecnologia que vai ser capaz de verificar –
Leia MaisExportação de carne bovina brasileira deve recuar 1,8% em 2021
O Brasil deverá exportar 2,901 milhões de toneladas de carne bovina em 2021, recuando 1,8% frente ao ano anterior, de 2,955 milhões de toneladas, segundo –
Leia MaisBRF investe R$ 171 milhões para modernizar e ampliar unidades no RS
A BRF informou que vai investir R$ 171 milhões este ano na ampliação e modernização da sua operação no Rio Grande do Sul. O anúncio –
Leia MaisEmpresa brasileira lança suplemento alimentar para abelhas
A Védera Nutrição Animal está lançando no mercado nacional um suplemento alimentar para abelhas, chamado Melero. A justificativa da empresa é que a produção de –
Leia Mais