Ir para o conteúdo
11 de novembro de 2021 às 11h44

Cheio de histórias, Canal Rural completa 25 anos com muitas novidades

O Canal Rural nasceu em 1996, em São Paulo, resultado de uma parceria entre os grupos RBS de Comunicação e Globo. Eram os primeiros anos da TV por assinatura no Brasil. 

Primeiro diretor do Canal Rural, em 1996, Raul Costa Júnior conta como foi o processo de implementação do veículo e a formatação da primeira grade de programação da emissora.

“Lembro quando cheguei na sede da RBS, em São Paulo. Recebi uma sala. Achei que, quando chegasse, teria uma estrutura montada. Era apenas uma sala com telefone que ia funcionar no dia seguinte. Começamos completamente do zero. O Canal Rural foi uma grande aventura, uma maluquice de alguns garotos que queriam fazer um canal nacional. Foi muito bacana para a gente, para o agronegócio. E conseguimos”, lembra. 

Em 1998, o Canal Rural começou a transmissão dos leilões. Um marco na TV brasileira. 

Canal Rural

Kleber Moura, que também atuou como diretor do Canal Rural, conta que a emissora contava com uma equipe de jornalistas especializados e um time de comentaristas de peso, como Roberto Rodrigues, Miguel Daoud e Ana Amélia Lemos. E precisava ampliar o comercial. Assim surgiu a ideia dos leilões.  

“Foi quando entramos de vez nos leilões de gado e equinos. Foi o que deu fôlego econômico para a empresa conseguir investir em seu DNA, que é passar informações sobre o agronegócio”, conta Moura. 

No início dos anos 2000, surgiram as coberturas especiais das feiras agropecuárias, como Expointer e Expodireto, no Rio Grande do Sul. 

Donário Lopes de Almeida, ex-presidente do Canal Rural, fala sobre essa evolução. 

“O agronegócio nacional sempre foi marcado pelos eventos. O Canal Rural, que já tinha um conteúdo relevante, um jornalismo muito forte e os leilões, resolveu participar, interagir com os produtores. E não foi apenas isso, começamos a criar eventos customizados para que os nossos clientes pudessem levar conhecimento”, recorda.   

Na mesma época, a internet ganhava força. Em seguida, as redes sociais. 

“Colocamos o Canal Rural na internet e viramos multiplataforma. Pela TV, eventos, internet, redes sociais, ampliamos a interação com os produtores rurais e aumentamos o acesso às informações”, complementa Donário Almeida. 

Em 2013, a emissora foi adquirida por um dos grupos mais importantes do agro brasileiro, o J&F. E, de telespectador e anunciante, o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, seu Zé Mineiro, também passou a ser um investidor. 

“O pessoal do agronegócio fica sabendo do preço do bezerro, para onde vai o preço da carne, como vai a exportação de soja. Informações que antigamente o produtor não tinha. A gente tem que valorizar e parabenizar o Canal Rural pelo belo trabalho que ele tem feito”, diz Zé Mineiro.

“A gente que milita no agronegócio, no setor pecuário, sempre teve conexão com o agro. Eu já assistia ao Canal Rural antes de adquirirmos. Sempre foi um veículo de comunicação com forte ligação com o campo. Nós sempre tivemos muita afinidade”, afirma Wesley Batista, conselheiro da J&F

Canal do Criador 

Nos últimos oito anos, o Canal Rural digitalizou as operações, criou projetos diários, como o Giro do Boi e Ligados&Integrados, além de produções especiais. 

Em 2020, foi criado o canal do criador, totalmente dedicado à pecuária.

Hoje, o Canal Rural é a maior plataforma de comunicação do agronegócio brasileiro. Pela tela da TV, chega a mais de 35 milhões de lares.

Ao completar 25 anos, o Canal Rural segue cumprindo o propósito de conectar pessoas, desenvolver o agro e ajudar a transformar o mundo.

“O Canal Rural sempre esteve ao lado do produtor rural, ouvindo as suas histórias e os seus desafios. E não vai ser diferente daqui para frente”, diz Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural

Novidades 

Tem muita novidade na tela do Canal do Rural. Para comemorar os 25 anos, uma nova identidade visual e mais parcerias foram criadas para levar conteúdo de qualidade ao agricultor.

Atualmente, o Canal Rural está presente em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Porto Alegre. Mas novas operações estão surgindo, criando a Rede Canal Rural.

“É uma rede de afiliadas, de parceiros, que estarão nas várias regiões do país, produzindo conteúdos relevantes diariamente. O agronegócio brasileiro estará ainda mais representado na tela do Canal Rural a partir de agora”, afirma Júlio Cargnino.

A primeira das novas unidades é a do Paraná. O estado é o segundo maior produtor e terceiro maior exportador de agronegócio do país.

Afiliado do Canal Rural no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge diz que a base ficará em Curitiba, mas que a equipe vai trabalhar em todo o estado. “Vamos acompanhar a nossa safra, o plantio, a colheita, o crescimento da agroindústria paranaense”, conta.  

Identidade visual 

Para marcar o aniversário, o Canal Rural ganha uma nova identidade visual, que deixa clara a missão da emissora, pioneira em conteúdo exclusivo de agronegócio. 

“O novo pacote visual do Canal Rural é uma mistura de live action com 2D e 3D. A mistura equilibrada mostra o compromisso que a emissora tem com o conteúdo de agronegócio e inovação”, afirma Jaqueline Silva, diretora de produção e programação do Canal Rural.

15/10/2021 às 07h22

Preço do boi recua de novo sem China; confira os destaques desta sexta

Boi: arroba recua mais uma vez com ausência da China, diz Safras & Mercado Milho: saca cai novamente em Campinas (SP) Soja: indicador do Cepea –

Leia Mais
13/10/2021 às 18h53

Pecuarista observa nova queda no preço do boi enquanto aguarda resposta da China

O mercado físico do boi gordo voltou a registrar preços mais baixos nesta quarta-feira, 13. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, –

Leia Mais
12/10/2021 às 14h11

Milho: comercialização está atrasada em Mato Grosso, diz Imea

A comercialização de milho da safra 2020/21 em Mato Grosso atingiu 89,21% até 8 de outubro, conforme dados do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). –

Leia Mais
11/10/2021 às 18h30

Com China ausente do mercado, valor da arroba do boi ainda sente pressão

O mercado físico de boi gordo registrou preços pouco alterados nesta segunda-feira. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os poucos frigoríficos –

Leia Mais
07/10/2021 às 18h46

Preço do boi gordo despenca e já chega a R$ 275 em São Paulo

O mercado físico de boi gordo registrou preços em forte baixa na maioria das praças de produção e comercialização do país nesta quinta-feira, 7. Segundo –

Leia Mais
07/10/2021 às 13h43

RS emite 2º alerta sobre focos de raiva herbívora em 2021

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul emitiu nesta quarta, 6, mais um alerta sanitário para raiva dos herbívoros e está orientando os –

Leia Mais
06/10/2021 às 19h13

Boi: ausência da China e chuvas complicam cenário para o pecuarista, diz Safras

O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta terça-feira. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os frigoríficos seguem exercendo –

Leia Mais
06/10/2021 às 16h28

Exportações de carne bovina totalizam 218 mil toneladas e batem recorde em setembro

As exportações totais de carne bovina (somadas in natura e processadas) marcaram um novo recorde de movimentação mensal e de receita em setembro, com crescimento –

Leia Mais
05/10/2021 às 19h00

Baixa no boi gordo e alta dos custos com confinamento pressionam criadores, diz Safras

O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta terça-feira, 5. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os frigoríficos seguem –

Leia Mais
05/10/2021 às 18h04

Milho: safra 2021/22 em Mato Grosso deve totalizar 39,6 mi de toneladas

Considerando que o panorama atual do milho em Mato Grosso para a safra 2021/22 não apresentou grandes alterações ante a estimativa anterior, o Imea manteve –

Leia Mais