Milho: plantio atinge 96% da área no RS, diz Emater; colheita chega a 27%

O plantio de milho atinge 96% da área no Rio Grande do Sul, de acordo com levantamento da Emater. Na semana passada, eram 95%. Em igual período do ano passado, eram 97%. A média para os últimos cinco anos é de 99%.

A colheita chega a 27%. Na semana passada, chegava a 20%. Em igual período do ano passado, eram 18%. A média para o período é de 18%.

A condição de tempo seco acelerou o processo de maturação e secagem dos grãos, permitindo o avanço da ceifa. Os resultados obtidos são variáveis, dependendo do sistema de cultivo, irrigado ou sequeiro, e da maior ou menor incidência da estiagem durante o ciclo da cultura.

Os menores rendimentos são obtidos em lavouras não irrigadas cultivadas no norte, centro e oeste do Rio Grande do Sul. Parte dos produtores optou por não colher grãos, em função do custo da operação e da baixa qualidade do produto obtido: poucas espigas mal formadas e grãos com tamanho reduzido. Essas lavouras são destinadas ou à confecção de silagem de planta inteira ou ao pastejo direto.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também