Milho: Uberlândia (MG) projeta perdas na safrinha por estiagem

Por conta de chuvas muito irregulares nos meses de março e abril, as lavouras de milho safrinha deverão apresentar uma queda de produtividade em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, segundo informa a Emater local.

De acordo com o engenheiro-agrônomo Carlos Miguel Rodrigues Couto, os 18 mil hectares de milho safrinha deverão apresentar uma produtividade final de 4.750 quilos por hectare, aquém dos 5.500 quilos esperados inicialmente. “Essa média ainda pode mudar a depender dos efeitos que a passagem de massa de ar polar possa vir a ter causado nas lavouras da região. A temperatura mínima ontem e hoje ficou ao redor de 6 graus e pode ter havido alguma ocorrência de geada, que precisará ainda ser avaliada”, afirma.

No momento as lavouras de safrinha se dividem entre as fases de maturação final (80%) e enchimento de grãos (20%). “Para as lavouras mais adiantadas, a expectativa é de que possam estar prontas para serem colhidas dentro de 20 dias”, destaca.

Segundo Carlos, a surpresa neste mês de maio foi a chuva, que ocorreu em duas oportunidades, muito embora de forma irregular e localizada. “Tivemos precipitações no meio da semana passada e também no último final de semana. Em algumas localidades, a chuva mais recente alcançou até 50 milímetros e ainda pode ajudar um pouco as lavouras”, sinaliza.

Por Agência Safras

Sair da versão mobile

Leia também