Pecuária brasileira faz parte da solução climática, diz CEO da JBS

Em entrevista exclusiva ao Canal Rural, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, falou que pecuária brasileira faz parte da solução do desafio climático e de garantir o abastecimento de alimentos no futuro.

“O Brasil já tem uma pecuária moderna, mas ela pode ser ainda melhor com a adoção de novas técnicas, integrando a produção de proteína, grãos e reflorestamento. As fazendas brasileiras têm capacidade de sequestrar carbono, gerar saldos positivos”, disse.

Segundo o CEO da JBS, o mundo inteiro está se mobilizando para reduzir emissões de gases de efeito estufa, e o Brasil tem um papel fundamental neste cenário. “Somos um dos poucos países do mundo que pode produzir mais e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões. O Brasil tem a responsabilidade de ser um ator relevante e liderar todo o processo”, afirmou.

Net Zero

A JBS, líder global no setor de proteína e segunda maior empresa de alimentos do mundo, assumiu em março deste ano o compromisso de se tornar Net Zero até 2040, ou seja, de zerar o balanço líquido de suas emissões diretas e indiretas de GEE.

Segundo o CEO da empresa, a JBS está sistematicamente acompanhando o que acontece no mundo e por isso adotou uma meta ousada. “Do jeito que as coisas são produzidas atualmente, o mundo não suportar. A ciência está mostrando que se a gente não limitar o aumento de temperatura em 1,5 ºC, nós vemos ter problemas graves. Estamos sufocando o planeta. A solução precisa ser urgente. E se é urgente, nós da JBS adotamos uma estratégia agressiva”.

Ainda na apresentação, Tomazoni disse que a JBS pretende mapear as práticas envolvendo as diretrizes ESG de todos os “fornecedores dos fornecedores” da cadeia de produção da empresa até 2025. “Estamos sempre nos guiando pela sustentabilidade”, explicou.

Confira mais informações sobre a cobertura do Canal Rural na COP26 no Planeta Campo

Sair da versão mobile

Leia também