Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%
Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.
Foto: Pixabay
Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.
Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.
Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além
- Bovinos: mercado de inseminação artificial pode crescer 25% em 2021
- Embrapa Gado de Corte ganha curral circular que prioriza bem-estar animal
Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.
Foto: Secretaria de Agricultura de MG/ Divulgação
A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey. Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.
Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.
A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.
VEJA TAMBÉM
Expointer 2021 terá limite de 15 mil visitantes por dia
A comissão executiva da Expointer definiu que a edição de 2021 receberá no máximo 15 mil visitantes por dia, no período de realização da feira, –
Leia MaisMilho: com incertezas sobre safra norte-americana, expectativa é de mercado firme
O milho fechou junho com queda de quase 9%, levando em consideração a praça de São Paulo. De acordo com a Scot Consultoria, a baixa –
Leia MaisDecreto presidencial inclui sete terminais pesqueiros no Programa de Desestatização
O presidente Jair Bolsonaro publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira, 6, um decreto que inclui sete terminais pesqueiros públicos ao Programa Nacional de –
Leia MaisCarnes: preço médio do bezerro cai 0,18% em Mato Grosso
Após um longo período de acréscimo nas cotações, em jun.21 o preço médio do bezerro de ano recuou na praça mato-grossense e inverteu o cenário –
Leia MaisSafra de grãos na Argentina deve totalizar 127,5 mi de toneladas em 2020/21
A produção de grãos da Argentina está estimada em 127,5 milhões de toneladas em 2020/21. Segundo a Bolsa de Cereais de Rosário, o volume é –
Leia MaisAftosa: prazo para declarar vacinação termina quarta-feira em SP
Pecuaristas paulistas têm até o dia 7 de julho para declarar a vacinação de bovídeos contra febre aftosa na primeira etapa da imunização. Em nota, –
Leia MaisArroba do boi estaciona em R$ 320 sem espaço para novas quedas
O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta segunda-feira, 5. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os frigoríficos ainda –
Leia MaisDaoud: Governo precisa incentivar setor leiteiro e garantir produtividade
A pecuária leiteira vem acumulando baixa rentabilidade e para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o produtor rural precisa de incentivo e subsídio do –
Leia MaisEmbrapa: região Sul lidera produção de milho orgânico no Brasil
Um estudo levantado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta um aumento na produção de milho orgânico no Brasil, alta de 90% em 2020 –
Leia MaisConfina Brasil: expedição vai mapear as principais regiões da pecuária brasileira
O Brasil é o maior exportador de carne do mundo. Nossa produção é capaz de atender os diferentes tipos de mercado, com mais de 5 –
Leia Mais