ESTADO DE EMERGÊNCIA

‘Todas as suspeitas de influenza aviária devem ser notificadas imediatamente’, orienta Faesc

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina emitiu nota reforçando importância de se adotar medidas de biosseguridade em granjas comerciais

Por Estadão Conteúdo

Na última segunda-feira (22), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a Portaria 587, que declara estado de emergência zoossanitária no Brasil por 180 dias. Como desdobramento, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), um dos maiores produtores nacionais de carne de frango, divulgou nota reforçando a importância de se adotar medidas de biosseguridade em granjas comerciais. Uma das ações é restringir temporariamente o acesso ao ambiente externo de aves criadas livres e de subsistência, afim de proteger a saúde e segurança do plantel avícola do estado.

Até o momento, oito casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, causada pelo vírus H5N1), também conhecida como gripe aviária, foram identificados em aves silvestres nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Não foram detectadas, até agora, infecções em aves criadas em granjas comerciais. Por isso, o Brasil continua sendo considerado um país livre de gripe aviária, conforme as regras da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

No comunicado, o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, alerta aos produtores que sigam as orientações da Secretaria de Estado da Agricultura, divulgadas em nota técnica. A restrição do acesso das aves criadas livres ou de subsistência visa evitar seu contado com migratórias ou silvestres que eventualmente possam estar contaminadas.

A Faesc também orienta que os produtores proíbam visitas de pessoas alheias ao sistema de produção e que, se avistarem alguma ave doente ou morta, não toquem nos animais, mas avisem imediatamente a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves está suspensa em Santa Catarina, assim como em todo território nacional, por determinação da Portaria 587.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também