Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB
Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB
Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.
O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.
Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.
Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.
O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.
VEJA TAMBÉM
Japão abre mercado para material genético avícola do Brasil
O Japão abriu seu mercado para a genética avícola do Brasil, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A abertura vale para empresas genéticas –
Leia MaisPeixe BR apresenta nova diretoria
A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) empossou a nova diretoria executiva. A entidade reúne os diversos elos da cadeia produtiva de peixes de cultivo, –
Leia MaisCarne de frango: Arábia Saudita desiste de aplicar ‘prazo de validade’ para carne congelada importada
As autoridades sanitárias da Arábia Saudita acolheram os argumentos das nações exportadoras, inclusive do Brasil, e de stakeholders locais, e decidiram pela suspensão da implementação –
Leia MaisExportações de carne bovina do Brasil recuam 3,12% no ano
As exportações de carne bovina do Brasil entre janeiro e julho somaram 1,564 milhão de toneladas, um recuo de 3,12% em relação às 1,614 milhão –
Leia MaisOvos: equilíbrio entre oferta e demanda estabiliza preços
Os preços dos ovos comerciais se estabilizaram nos últimos dias, após subirem consecutivamente na primeira semana de agosto, conforme indicam dados do Centro de Estudos –
Leia MaisMato Grosso colhe 98% da safra de milho 2020/21, diz Imea
A colheita da segunda safra de milho 2020/21 do Mato Grosso atingiu 98,88%, conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com número obtido até –
Leia MaisFreio de Ouro 2021: classificatória Gaúcha Norte habilita 14 conjuntos à final
A classificatória Gaúcha Norte para a final do Freio de Ouro 2021, concluída neste domingo, 15, levou emoção ao Parque de Exposições Assis Brasil, em –
Leia MaisGoverno de RO lança programa que deve beneficiar 3 mil produtores de leite
O município de Machadinho d’Oeste (RO), um dos maiores produtores de leite do estado, foi palco do lançamento do programa Agroleite realizado pelo Governo de –
Leia MaisDemanda por carne bovina pode aquecer neste 2° semestre, diz Safras & Mercado
O cenário de escalas de abate confortáveis e alongadas segue predominante no mercado de boi gordo no Brasil, de acordo com a consultoria Safras & –
Leia MaisBoi: tendência é de acomodação nos preços da arroba no curto prazo
O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta sexta-feira, 13. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os preços se –
Leia Mais