08 de maio de 2021 às 13h05

Veja como as redes sociais ajudaram produtora de queijo a aumentar as vendas em 400%

Na região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a agricultora Walkiria Naves, inaugurou a queijaria Ouro das Gerais, na Fazenda Boa Aprazível, em 2018. A agricultora conta que as vendas dos produtos sempre ocorreram nos mercados da cidade e região, mas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, as vendas recuaram.

Queijo

Foto: Pixabay

Em meio às dificuldades, a veterinária aposentada recorreu aos extensionistas da Emater- MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Juntamente com a técnica Patrícia Freitas, responsável pelo Programa Queijo Minas Artesanal na região Triângulo Mineiro, desenvolveram uma método para apresentação e divulgação do produto nas redes sociais e a criação de um mercado virtual para a comercialização dos queijos.

Patrícia conta a importância de se incentivar pequenos produtores neste momento de pandemia. “O produtor além de produzir o leite, o queijo, pasto, manter os animais saudáveis e diversas outras atividades na propriedade, ainda tem que divulgar, ofertar e vender seu produto. Não podemos abandonar o produtor com o produto acabado nas mãos, com dificuldade de conquistar mercados que deem ao produto artesanal o reconhecimento e valorização digna,” afirma.

Para as estratégias do comercio on-line, a extencionista em conjunto com a produtora, elaboraram as diretrizes de venda nas redes sociais, nomes atrativos para os tipos de queijo comercializados (Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 Quilates e Ouro Velho), a criação de um calendário de lives, além

Levando as considerações da extencionista, Walkiria alavancou as vendas virtuais em 400% logo nos primeiros quatro meses. “Antes, as nossas vendas se restringiam mais para os estados de Minas Gerais e São Paulo, mas, após a criação do mercado virtual, conseguimos mais clientes. Hoje estamos vendendo para um nicho diferente e em quase todos os estados do Brasil”, comemora.

Foto: Secretaria de Agricultura de MG/ Divulgação

A produtora de queijo têm a ajuda do marido e dois filhos na fazenda, auxiliando no manejo do gado Jersey.  Eles optaram pela a raça principalmente devido às características do leite, pois apresenta maior teor de proteínas e gorduras, além de ser de fácil manejo e dócil. A família produz cerca de 70 quilos de queijos por dia.

Walkiria e a família vem se destacando no mercado de queijos artesanais e conquistaram duas medalhas no Mundial do Queijo Brasil, em 2019, o recebimento do Selo Arte e a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose.

A família também investe no uso de energia limpa, no bem-estar dos animais e na sustentabilidade ambiental e o manejo do rebanho é feito com pasto irrigado, dividido em piquetes.

20/08/2023 às 16h45

ApexBrasil assina novo convênio com ABCZ para fortalecer pecuária brasileira no mundo

Nesta segunda-feira (21), às 13h30, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) assinam –

Leia Mais
18/08/2023 às 19h45

Abate de bovinos totaliza 1,28 milhão de cabeças em julho na Argentina

Em julho de 2023, foram abatidas 1,28 milhão de cabeças de gado na Argentina, um aumento de 24,9% em relação ao ano anterior, mas 6,6% –

Leia Mais
05/08/2023 às 18h33

Carne bovina: exportações do Uruguai caem 19% em julho

As exportações de carne bovina do Uruguai caíram 19% em julho de 2023 em relação ao ano anterior, segundo o relatório Uruguai XXI. As exportações –

Leia Mais
05/08/2023 às 14h01

Dólar especial para milho eleva preço do boi magro na Argentina em 22%

A decisão do Ministério da Economia de gerar um dólar de milho de 340 pesos, para agosto, fez disparar os preços do boi magro nos –

Leia Mais
03/08/2023 às 16h30

Frango produzido no Rio Grande do Sul ganha campanha de valorização

O setor avícola gaúcho lançou a 2ª edição da Campanha de Valorização da Carne de Frango produzida no RS nesta quarta-feira (2). O intuito é sensibilizar, –

Leia Mais
30/07/2023 às 20h08

Carne bovina: Argentina é único país do Mercosul com crescimento em exportações no 1º semestre

A Argentina foi o único país do Mercosul que aumentou suas exportações de carne bovina no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período –

Leia Mais
24/07/2023 às 12h08

Carnes: Abate de bovinos na semana cai 2% no Uruguai

O abate de bovinos no Uruguai caiu 2% na semana até 15 de julho de 2023, onde foram processados 42.168 bovinos, 787 animais a menos –

Leia Mais
24/07/2023 às 10h17

Carnes: Instituto do Uruguai participa da feira pecuária internacional no Paraguai

Representantes do Instituto Nacional de Carnes (INAC) participaram da 40a edição da Feira Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços, organizada pela Associação Rural –

Leia Mais
21/07/2023 às 10h11

Boi: no 1º semestre, China é destino de metade da carne exportada pelo Brasil

No balanço do primeiro semestre de 2023, o Brasil exportou a todos os destinos mais de 1 milhão de toneladas de carne bovina (in natura –

Leia Mais
21/07/2023 às 08h03

Suínos: valores da carne suína continuam em alta no mercado interno

Os valores médios da carne suína seguem avançando. De acordo com levantamento do Cepea, a proteína vem registrando valorizações sutis desde o encerramento de junho, –

Leia Mais