QUALIDADE

Angus divulga Selo de Seleção

Chancela da associação seleciona 20% melhores para Índice Bioeconômico de Carcaça

Por Janaína Barros
03 de junho de 2021 às 11h00

A Associação Brasileira de Angus, selecionou novos 1.459 animais da raça, que irão estampar o Selo de Qualidade de Carne Angus. Sendo 851 machos e 608 fêmeas.

Desde de novembro de 2020, os exemplares Angus ao todo, já registraram  22.200 reprodutores que passaram pela avaliação da Angus. 

Só no ano passado, 1.089 animais foram condecorados com o selo. Ou seja, hoje, a Angus soma 2.548 reprodutores que se destacam na produção de carne de qualidade com o crivo.

Para o médico veterinário e gerente de Fomento da Associação, Mateus Pivato, o Selo Seleção reforça a importância de selecionar o rebanho para características de carcaça. “Ao avaliarem seus animais através da ultrassonografia de carcaça, os criadores terão em mãos dados que lhes auxiliarão na produção de carne de qualidade. E com o selo, a garantia de que esses possuem genética de ponta para transmitir para as próximas gerações”.

O Selo Seleção considera reprodutores que estão entre os 20% melhores para Índice Bioeconômico de Carcaça (IBC) e para Percentagem de Gordura Intramuscular (marmoreio), além de terem DEPs positivas para Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e Espessura de Gordura na Picanha (EGP8). 

Para participar, os criadores precisam avaliar seus animais no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e fazerem avaliação dos exemplares por ultrassom de carcaça.

As listas de animais com o Selo Seleção Qualidade de Carne podem ser conferidas no site da Associação Brasileira de Angus.

 

Fonte: Jardine Comunicação