PASTO EXTRAORDINÁRIO

Sequestro de carbono: fazenda de pecuária retira 260 toneladas de CO2 da atmosfera

Com apoio da Corteva, pecuarista do Paraná consegue medir pegada de carbono utilizando metodologia aprovada pela ONU e a Embrapa

Por Redação Pasto Extraordinário
12 de julho de 2022 às 12h12

Uma das preocupações do pecuarista Edgar Luiz Fedrizzi Filho, da Fazenda Gaúcha, e de seu pai, era aquela falsa verdade sobre os danos que a pecuária faz ao planeta, principalmente na questão do carbono.

Na Fazenda Gaúcha eles tratam a pastagem como lavoura. Além disso, a propriedade tem alta densidade de carga animal e investe em genética precoce. Então, Edgar se perguntava: como seria possível esse modelo de pecuária estar prejudicando o planeta e deixando uma alta pegada de carbono? Foi aí então que o pecuarista resolveu medir os níveis de CO2 da atividade e enfim sair do ‘achômetro’, com auxílio técnico e equipamentos científicos para isso com a ajuda da Corteva Agriscience e da Plataforma-S.

Sendo assim, com a utilização de uma metodologia seguindo às diretrizes da Embrapa e das Organizações das Nações Unidas (ONU), a Fazenda Gaúcha comprovou o que o pecuarista já imaginava: sim, eles já sequestram CO2 na propriedade e o número mapeado foi de 260 toneladas de carbono sequestrados pela atividade. E Edgar diz que isso é só o começo.

“A nossa ideia é perseguir pelo menos 15 a 20% a cada ano de melhoria nesse número de sequestro de carbono”, afirma o produtor.

Como conseguiu?

Além de trabalhar com genética precoce e variedades de forrageiras que fixam bastante carbono, o pecuarista tem aumentado as áreas de mananciais e de reservas. Hoje, a Fazenda Gaúcha tem 32% da área da propriedade preservada com vegetação nativa, considerada uma área maior do que a reserva legal de 20% exigida na região.

Sequestro de carbono: fazenda de pecuária retira 260 toneladas de CO2 da atmosfera

Fazenda Cachoeira, Cascavel (PR).

“Nós pretendemos aumentar isso, por conta das características da propriedade, algumas questões topográficas de que nós vimos que vale muito a pena investir, melhorar a qualidade, a fertilidade do solo, em uma área mais favorável, do que insistir em áreas de topografia acidentadas, então essas áreas já estão sendo selecionadas, vedadas e vão ser convertidas de forma para floresta nativa, através do reflorestamento e da regeneração da floresta”, explicou o pecuarista.  

Outra forma para contribuir e mitigar a questão do carbono, era o produtor rural produzir a própria energia. Hoje, o Edgar conta com duas centrais fotovoltaicas na propriedade, os tornando superavitários, produzindo 150% da energia que é consumida.

A pecuária extensiva sempre foi um desafio, mas ela continua sendo uma característica da pecuária de cria, diferente de quem faz recria ou confinamento. Nós trabalhamos com rotação de pastagem, intensificação. Toda a água que nossos animais bebem não é de cacimba, todas as nascentes são vedadas”, conclui o proprietário.

O cuidado começa com a pastagem

Uma das características da região são as braquiárias, uma monocultura que é um alimento natural do gado. A Corteva Agriscience auxiliou o pecuarista Edgar com produtos na limpeza de pasto que possuem princípios ativos de baixo impacto ambiental, fundamentais para redução da  mão de obra e cuidado à natureza.

Edgar conta que sempre teve como objetivo produzir genética de alta qualidade. “Meu avô dizia o seguinte: genética também entra pela boca, então a qualidade da pastagem, uma pastagem bem manejada, adaptada, adubada, livre de ervas daninhas que permitem uma densificação, isso é fundamental para qualidade da carne e da produtividade”.

Edgar, pecuarista da Fazenda Cachoeira, Cascavel (PR).

Edgar, pecuarista da Fazenda Cachoeira, Cascavel (PR).

O diferencial do pecuarista 

“Um dos segredos de se ter uma pastagem adequada para garantir uma densidade, uma carga animal boa é a qualidade da pastagem, nós tratamos a pastagem como uma cultura. E como uma cultura, nós tivemos assessoria primordial e fantástica da Plantar que nos acompanhou desde o início, desde a escolha da varietal, da semente, análise de solo, verificação de fertilidade, correção de solo, adubação, época de plantio e de manejo. Tanto é que agora nós estamos aqui praticamente no meio do ano, depois de um período de estiagem, tivemos uma onda de frio e a pastagem está aqui para vocês verem a importância e a capacidade de suporte que ela tem. Essa área aqui está diferida, mas em breve entrarão os animais aqui e vai nos dar uma segurança alimentar para passar o inverno. É isso que todo pecuarista deseja”, comemora o resultado.

Edgar Fedrizzi Filho

Edgar Fedrizzi Filho

Engenheiro de formação, Edgar nasceu no interior. O envolvimento com o agro veio de família. O pai do Edgar foi pioneiro na região de Cascavel (PR). Edgar aprendeu desde cedo a respeitar e ter responsabilidade com a natureza. Assumiu a atividade pecuária da propriedade nos últimos 10 anos.

“Eu tenho certeza que a maioria dos pecuaristas desse país entendem isso, pecuarista não degrada, não é contra a natureza, não é favor do desmatamento, pelo contrário a mata é a nossa aliada.”

Sobre o programa Pasto Extraordinário

Produzir com rentabilidade e também com respeito ao meio ambiente, cuidando da sociedade e priorizando o bem-estar animal. Esses são os pilares para o crescimento sustentável da pecuária nacional que estão presentes no programa Pasto Extraordinário.

O projeto visa contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva por meio de muito conteúdo relacionado aos seguintes temas: Sinergia, Sustentabilidade, Socioeconômico e Sucesso. Esses quatro compromissos fazem parte da Plataforma-S, um projeto da Corteva Agriscience, que busca, por meio de diferentes iniciativas, honrar o compromisso da empresa com a pecuária brasileira.

O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 6h, com reprise às quartas, às 18h, no Canal do Criador. Você pode assistir pela SKY 166, na NET nos canais 197 e 697 nas principais praças pecuárias e Parabólica digital e analógica. Também é possível se manter atualizado com informações sobre o universo da pecuária no blog do Pasto Extraordinário. Não deixe de acompanhar!

O projeto já está na segunda temporada e a novidade agora é que além de assistir o conteúdo do Pasto Extraordinário na televisão e no digital, você também pode conferir os episódios novos nas principais plataformas de streaming de áudio por meio do nosso podcast, é só clicar neste link e ouvir a qualquer hora.