TOP 10

Criadores gaúchos de raça holandesa estão entre os melhores no ranking supremo

O troféu elege rebanho pelo alto nível de criação, genética, seleção e de manejo.

Por Janaína Barros
24 de março de 2021 às 15h44

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) está representada no ranking de Criadores Supremos 2020 pelos associados de duas grandes fazendas de Gado Holandês, a Fazenda Irmãos Specht, de São Lourenço do Sul, e Granja Tang, de Farroupilha. O título é outorgado aos criadores que comprovadamente possuem um rebanho de Gado Holandês de alto nível de criação, seleção e de manejo.

De acordo com o presidente da Gadolando, Marcos Tang, vencedor do quarto título, o prêmio para eles, é um orgulho, uma vez que reúne todos os requisitos desejados para a raça holandesa que são gado registrado, controle leiteiro e classificação linear sob o ponto de vista morfológico. “Com todas estas ações, o produtor vai se credenciando para este título supremo que é muito difícil de conseguir”. 

Para classificar a melhor fazenda, a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), separa com olhar técnico todos os detalhes da criação genética do rebanho e também da saúde do ambiente.

O superintendente técnico da ABCBRH, entidade promotora do ranking, Timotheo Silveira, afirma que a ideia do prêmio de Criador Supremo é encontrar criadores que são exemplos da raça com alto nível de criação. “A Associação mantém como critérios para alcançar um rebanho geneticamente superior à raça o registro dos animais, controle leiteiro e classificação de tipo. Basicamente, para fazer a escolha do criador supremo, mapeamos a constância na produção de animais de genética excelente no rebanho”.

Foram analisados 216 produtores de todo o Brasil  e, destes, 21 se tornaram aptos nos critérios para avaliação do criador supremo, estando entre eles os dois vencedores gaúchos.  

A Fazenda Irmãos Specht obteve uma pontuação média de classificação de 87,6, com 78 vacas aptas e produção média de 15096,9 quilos de leite. Já a Granja Tang obteve uma pontuação média de classificação de 87,1 pontos, com 56 vacas aptas e uma produção média de 10785,5 quilos de leite.

 

Fonte: Rejane Costa/AgroEffective