NOVO MERCADO

Criatórios brasileiros de Bovinos Speckle Park é autorizado pelo MAPA

Uma nova raça bovina voltada à produção de carne acaba de desembarcar no Brasil, e futuramente pode ter cruzamento entre Angus e Nelore.

Por Janaína Barros
26 de janeiro de 2021 às 18h00

Speckle Park terá seus registros genealógicos operacionalizados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com origem desenvolvida na província de Saskatchewan, no Canadá, o bovino Speckle Park, é resultado da cruza de raças Shorthorn (28%), Angus (20%), Galloway (15%), Lineback (15%), White Park (15%), Highland (5%) e Jersey (2%). Os animais têm, em sua maioria, pelagem branca e preta e são extremamente dóceis, além de um alto rendimento de carcaça e o sabor da carne, que apresenta características como maciez e suculência.

 

Para a pecuária nacional, esses novos bovinos modificados por meio da genética, terão mais reconhecimento mundial no país, segundo a superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas. “A criação desses animais será uma oportunidade para o setor pecuário agregar valor e desenvolver uma nova marca de bovinos de corte no mercado brasileiro.

Ainda de acordo com ela, no momento há seis pecuaristas brasileiros interessados em importar material genético e dar início à criação no país. Criadores que estão distribuídos nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

O plano de ação da Speckle Park no Brasil, também pensa no cruzamento da raça com animais Angus e Nelore. Ricardo Monteiro, sócio-diretor da empresa, acredita que os rebanhos devem se desenvolver bem no clima tropical do país. “A raça deve se adaptar aqui como se adaptou na Austrália, onde há variações de frio e calor bastante significativas dependendo da região”.

A empresa pretende iniciar o fomento no Brasil com testes em algumas propriedades e, dentro de alguns anos, dar início à comercialização da genética da raça. “Estamos no processo de montar uma associação para representar os criadores no Brasil e garantir o controle, promoção e divulgação da Speckle Park”, acrescenta.

Fonte: Jardine Comunicação