NOTICIÁRIO TORTUGA

Medidas para aumentar a taxa de prenhez

A nutrição adequada das fêmeas é importante desde o útero da matriz até o primeiro cio e ao longo da vida reprodutiva

Por Redação Canal do Criador
22 de julho de 2021 às 11h00

 

A taxa de prenhez do rebanho bovino no Brasil é considerada baixa. A média é de 50% em muitas regiões do País, chegando a 60% com o uso de protocolos. Uma das questões mais importantes para a evolução desse índice é a nutrição adequada das fêmeas desde o útero da matriz até o primeiro cio e ao longo de toda a vida reprodutiva. No Noticiário Tortuga de hoje, o Assistente Técnico Comercial da DSM, Divino Lima explica porque é mais vantajoso tratar direito dos animais ao invés de correr o risco de uma vaca ficar vazia ou trazer um bezerro fraco.

E outro tema abordado no programa, é sobre a produção brasileira de leite, que é de 35 bilhões de litros/ano e em evolução constante. A cadeia produtiva que se origina nas ordenhas é uma das principais atividades econômicas do País, com forte efeito na geração de emprego e renda. Muitas campanhas de entidades de fomento e pesquisa trabalham no sentido de estimular o aumento do consumo per capita e conscientizar as pessoas dos benefícios e valor nutricional do leite na alimentação humana. Confira a entrevista de Márcia Saladini, do IZ, para um bate papo sobre esse tema.

Assista o programa de segunda a sexta das 08h às 08h15 da manhã no Canal do Criador, pela SKY 166, na NET nos canais 197 e 697 nas principais praças pecuárias e Parabólica digital e analógica.