ESPORTE

Abre temporada 2021 de corridas do Cavalo Árabe

Páreo de 1.100 metros na areia com homenagem ao criador Maurício Wanderley, que foi um dos maiores entusiastas da raça no Brasil.

Por Janaína Barros
15 de janeiro de 2021 às 13h28

Começa neste fim de semana o calendário de eventos da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe – ABCCA, com corrida no Jockey Club de São Paulo.

O evento será amanhã, dia 16 de janeiro, às 13h30, e recebe o Prêmio Augusto Maurício Wanderley, na raia de 1.100 metros de distância na areia, com a disputa de nove animais Puro Sangue Árabe (PSA), concorrendo a bolsa de R$ 10 mil reais. 

A ABCCA, irá homenagear o criador Augusto Maurício Wanderley, que foi um dos maiores admiradores da raça no país, tendo participado de competições do Cavalo Árabe até seus 77 anos de idade, falecendo em 2017. 

“Nosso homenageado sem dúvidas foi um dos maiores admiradores do Cavalo Árabe montado. Passou parte da infância no Jockey Club de São Paulo, e criou o PSA no estado de Mato Grosso do Sul. Montado em seus Cavalos Árabes, conquistou títulos de Campeão Nacional nas modalidade de Western Pleasure, English Pleasure, Hunter Pleasure e Pleasure Drive”, falou Almir Ribeiro, diretor de corrida. 

Quem também se emociona ao falar sobre a homenagem, é Flávio Wanderley, filho de Augusto Maurício Wanderley, que também herdou a paixão pelos cavalos.  “Meu pai começou a sua criação do Puro Sangue Árabe, em 1996, tinha antes animais da raça, mas não puros. E ele era um apaixonado pelo cavalo Árabe montado e dizia que a melhor forma de ver um cavalo é de cima”. 

A corrida será transmitida pelo site do Jockey Club de São Paulo e pelo YouTube.