DE OLHO NO MERCADO

El Niño e seu impacto no mercado de grãos em 2024

O especialista em mercado, Carlos Cogo, analisa como o El Niño impacta as expectativas para os mercados de insumos para rações em 2024

Por Nádia Martins
05 de março de 2024 às 09h00

O fenômeno climático El Niño, conhecido por alterar padrões climáticos em todo o mundo, tem um impacto significativo na agricultura e, consequentemente, nos mercados de grãos. De acordo com o boletim Painel El Niño 2023-2024, a manifestação do fenômeno terá continuidade e intensidade forte nos próximos três meses, com permanência até pelo menos abril. 

As anomalias de temperatura da superfície do mar devem atingir a neutralidade no outono, com possibilidade da formação do fenômeno La Niña no segundo semestre deste ano, conforme as projeções do International Research Institute for Climate and Society (IRI). 

No mais recente boletim De Olho no Mercado, transmitido pelo Canal do Criador, o especialista em mercado Carlos Cogo, oferece uma análise profunda sobre como o El Niño está moldando as expectativas para os mercados de insumos para rações em 2024, com foco especial no milho e no farelo de soja.

Cogo destaca uma redução significativa na área plantada de milho na segunda safra de 2024, a principal safra de milho do Brasil. A primeira safra já viu uma diminuição de 12% na área plantada, resultando em uma queda na produção. Para a segunda safra, espera-se uma redução adicional de 6% na área e de 12% na produção, levando a uma produção total de milho de apenas 118 milhões de toneladas, em comparação com 131 milhões no ano anterior. Esta oferta reduzida de milho, combinada com o consumo interno e a demanda de exportação, sugere um mercado apertado para 2024.

A seguir, confira o boletim completo sobre o aumento nos preços do milho e soja no mercado nacional e internacional;

O conteúdo sobre El Niño e seu impacto no mercado de grãos em 2024 também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.