REPERCUSSÃO

Entidades do agro repudiam publicidade do Bradesco e exigem retratação

Associações ligadas ao agronegócio se manifestaram contra vídeo publicado pelo banco que sugeria redução no consumo de carne

Por Canal Rural
28 de dezembro de 2021 às 09h24

No início desta semana, o Bradesco se desculpou por um vídeo, publicado na semana passada, em que oferecia dicas de como reduzir a pegada de carbono.

Na peça publicitária, que já foi retirada do ar, uma jovem sugere reduzir o consumo de carne e adotar a prática de comer um prato sem carne pelo menos um dia da semana, às segundas feiras, no movimento que ficou conhecido como Segunda Sem Carne.

A iniciativa fazia parte de uma ferramenta lançada pela instituição financeira que permite que os clientes possam calcular a emissão de carbono.

Repercussão

O vídeo foi mal recebido pelas entidades do agronegócio.

Em nota, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), disse que “é inacreditável que uma instituição financeira preste um desserviço social como este, desaconselhando o consumo desta excelente fonte de proteína, cujos benefícios já foram cientificamente comprovados”.

Também por nota, o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), afirma que “os modelos de produção que utilizam pastagens produtivas para a criação de bovinos contribuem positivamente para o balanço de carbono, sequestrando como gasto desse gás que produção a pecuária emite. Dessa forma, podemos dizer seguramente que a pecuária brasileira já resolve seus problemas com carbono. Além disso, vale ressaltar, que nosso código florestal é exigente e foi construído a várias mãos, considerando órgãos de pesquisas nacionais e internacionais, terceiro setor, órgãos públicos e privados e amplamente discutido. A aplicação de nosso CF garante a preservação de mais de 60% do território brasileiro. Dessa maneira, não é aceitável associar a responsabilidade integral pela emissão de gases de efeito estufa com a pecuária brasileira, tão pouco faz sentido ou possui respaldo científico a sugestão de reduzir o consumo de carne bovina no Brasil”.

Já a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) pleiteia que o Bradesco faça uma campanha esclarecendo a importância do setor pecuarista brasileiro e que este adota, em sua imensa maioria, práticas sustentáveis.

“A pecuária brasileira, em especial a paulista, avança cada vez mais em práticas sustentáveis. Tanto que exporta para todo o mundo, incluindo os mercados mais exigentes neste quesito. Ainda assim, frequentemente é vítima de desinformação, como neste caso envolvendo a instituição financeira”, ressalta o presidente da entidade, Fábio de Salles Meirelles.

Bradesco

Nesta segunda-feira (27), em nota, o banco afirmou que “ao longo de seus quase 79 anos de história, o Bradesco sempre apoiou de forma plena o segmento do agronegócio brasileiro, estabelecendo parcerias sólidas e produtivas”.

No mesmo texto, o Bradesco deixa claro que a posição do vídeo não representa a visão do banco. “Pelo contrário. O Bradesco acredita e promove, direta e indiretamente, a pecuária brasileira e, por conseguinte, o consumo de carne de origem animal”.

O texto é assinado pelo CEO do Bradesco, Octavio de Lazari Júnior.

bradesco carne

Propaganda do Bradesco. Foto: Reprodução/Redes Sociais