MERCADO

MS ocupa o sexto lugar no ranking de exportação de carne suína 

Investimento no setor cresceu 128% em dez anos

Por Janaína Barros
22 de abril de 2021 às 15h15

Imagem: de 贺新 陈 por Pixabay

 

Atualmente, o estado do Mato Grosso do Sul está entre os dez primeiros estados que mais exportam carne suína, ele está na sexta posição do ranking nacional. O crescimento da suinocultura vem da importação de leitões e também  da evolução dos novos produtores no segmento. Só nos últimos dez anos a produção no estado cresceu 128% e no abate 131%. 

No ano passado, enquanto os números em abates bovinos representaram uma grande queda de 13,9 mil em relação a 2019, o Valor Bruto da Produção (VBP) dos porcos chegou ao recorde de R$ 1,1 bilhão de faturamento.

Hoje no estado, estão sendo construídas mais 35 novas granjas e dez Unidades de Produção de Leitões (UPLs), que devem ficar prontas até 2022. Em Dourados e Rio Verde estão as unidades Nossa Senhora Aparecida que são consideradas as mais tecnológicas do Brasil, produzindo mais de 40 mil matrizes por ano. Ao todo, os investimentos em granjas devem chegar a R$ 240 milhões só em 2021.

No caso da granja Nossa Senhora Aparecida, ela possui integração com a Seara e alimentará os mais de 10 mil animais alojados com ração líquida em um ambiente que reúne tecnologia, inovação e economia. A meta é entregar 30 mil animais para o abate por ano.

O setor de suinocultura no MS é responsável por mais de 16 mil vagas de empregos e com as novas granjas serão oferecidas mais cinco mil oportunidades.