PASTO EXTRAORDINÁRIO

Criador investe no tratamento de plantas daninhas e aumenta produtividade

Pecuarista de Goiás deixou de roçar os pastos e mudança aumentou a quantidade de gado por hectare

Por Redação Canal do Criador
20 de setembro de 2021 às 06h30

Os pastos das fazendas do grupo JR Agropecuária, localizado no estado de Goiás, vêm passando por uma verdadeira transformação nos últimos anos, desde que o pecuarista José Rodrigues Felipe Júnior deixou de roçar os pastos e passou a investir no tratamento de plantas daninhas. “Antigamente a gente roçava tudo e agora, de uns quatro anos pra cá, eu estou no herbicida e tô muito satisfeito, a diferença é 100%”, afirmou ele em entrevista ao programa Pasto Extraordinário que foi ao ar pelo Canal do Criador nesta segunda-feira, dia 20.

Foto do antes e depois de um dos pastos em que o tratamento de plantas daninhas foi realizado

“A roçada controla a planta daninha, ela corta a planta daninha, mas tem dois problemas: primeiro que ela rebrota rápido, então você faz o controle em outubro e lá pra dezembro ou janeiro já vai ter a planta daninha rebrotada no pasto, e o segundo que leva o seu capim embora também”, explica Gustavo Tofoli, engenheiro agrônomo e gerente da Corteva. De acordo com ele, o ganho em produtividade obtido nas pastagens que utilizam herbicidas para o tratamento de plantas daninhas é bastante significativo porque o produto controla as invasoras sem danificar o capim.

Além desse tema, a alta nos preços dos fertilizantes também foi uma das pautas do programa Pasto Extraordinário. A analista de mercado Lygia Pimentel avaliou que o aumento da demanda, a falta de contêineres para o transporte marítimo e a dependência da importação do produto aliada a alta do dólar são fatores que contribuem para o cenário atual. Ela também acredita que os preços devem continuar se sustentando no futuro devido, principalmente, a valorização da soja e consequente aumento nos investimentos em qualidade do solo por parte dos agricultores.

Além disso, o programa também falou sobre iniciativas que vêm sendo promovidas pelos demais elos da cadeia produtiva da carne, além do produtor rural, para incentivar o crescimento sustentável da pecuária e mostrou algumas ações da Corteva neste sentido. De acordo com o gerente de marketing de campo da empresa, Guilherme Caldeira, a empresa vem investindo na recuperação e preservação de nascentes, além de liderar projetos sociais na área de educação, com incentivos à escolas no meio rural, principalmente.

Sobre o programa Pasto Extraordinário

Produzir com rentabilidade e também com respeito ao meio ambiente, cuidando da sociedade e priorizando o bem-estar animal. Esses são os pilares para o crescimento sustentável da pecuária nacional que estão presentes no programa Pasto Extraordinário.

O projeto visa contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva por meio de muito conteúdo relacionado aos seguintes temas: Sinergia, Sustentabilidade, Socioeconômico e Sucesso. Esses quatro compromissos fazem parte da Plataforma-S, um projeto da Corteva Agriscience, que busca, por meio de diferentes iniciativas, honrar o compromisso da empresa com a pecuária brasileira.

O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 6h, com reprise às quartas, às 18h, no Canal do Criador. Você pode assistir pela SKY no canal 166, na NET pelos canais 197 e 697 nas principais praças pecuárias e ainda pela parabólica digital e analógica. Também é possível se manter atualizado com informações sobre o universo da pecuária no blog do Pasto Extraordinário. Não deixe de acompanhar!