TEMPO NÃO AJUDOU

Presidente da FPA solicita prorrogação do plantio da segunda safra de milho

Sergio Souza encaminhou ofício para a ministra Tereza Cristina solicitando um prazo de mais 10 dias para o início da semeadura do grão

Por Canal Rural
02 de março de 2021 às 13h46

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Sergio Souza (MDB-PR) encaminhou nesta terça-feira, 2, um ofício para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitando a prorrogação, por 10 dias, dos períodos de semeadura do milho segunda safra.

Plantio do milho segunda safra em MT avança bem em uma semana
Milho plantado fora da janela ideal pode ficar sem seguro, alerta Aprosoja

De acordo com o parlamentar, a falta de chuva nas regiões produtoras entre setembro e outubro provocou muitos prejuízos aos produtores e a soja teve que ser semeada tardiamente. “Outros trabalhadores precisaram replantar suas lavouras em função da não germinação ou germinação irregular, causadas pela seca. A colheita tardia da soja e o atraso considerável na semeadura de milho segunda safra é um problema latente. O campo fica à mercê das mudanças climáticas repentinas, e precisamos tomar medidas para amenizar os impactos negativos causados por fenômenos aos quais os trabalhadores ficam ‘reféns’”, defendeu o presidente da FPA

No documento encaminhado à ministra, Souza acrescenta que a redução do plantio do milho 2ª safra poderá trazer sérios impactos a toda a cadeia do Agronegócio, com risco de desabastecimento ao mercado de frangos, peixes, leite e suínos, por exemplo.

“Qualquer fator adicional de alta dos preços causará reflexos imediatos, inclusive ao consumidor final, nas prateleiras dos supermercados,. Consumidor esse que já encontra carnes e derivados no varejo por valores elevados, isso, a propósito, desde  meados do ano passado”, disse.

Segundo o Departamento de Economia Rural do Estado do Paraná, o preço do milho cobrado atualmente é R$ 75, a saca de 60 quilos, e da soja R$ 155, a saca de 60 quilos. O Deral reforçou que a soja não deverá completar seu ciclo em tempo para o plantio do milho 2ª safra no prazo estabelecido pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático no Paraná. Até agora, menos de 10% da área da oleaginosa foi colhida, e somente 11% da área de milho da segunda safra foi semeada.

Confira, abaixo, o ofício enviado peloFrente Parlamentar da Agropecuária: