VIZINHO DO BRASIL

Uruguai confirma primeiro caso de gripe aviária

Vírus foi identificado em um cisne de pescoço preto no litoral do país

Por Canal Rural
15 de fevereiro de 2023 às 12h14

A gripe aviária avança pela América do Sul. Nesta semana, o Uruguai confirmou o primeiro caso da doença. O vírus foi identificado em um cisne de pescoço negro nas proximidades da Lagoa Garzón, no litoral sul uruguaio.

+ OMS: risco de gripe aviária H5N1 em humanos permanece baixo

A notícia sobre a chegada da influenza aviária foi registrada, primeiramente, pelo site local Todo El Campo, que se limitou a informar que o caso havia sido identificado em “uma ave silvestre”. Posteriormente, o jornal El Observador relatou ter confirmado o caso junto a autoridades locais — além de divulgar a espécie atingida.

Diante da confirmação da doença, o diretor departamental do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai (MGAP), Alejandro Manovsky, informou que as equipes sanitárias dos departamentos de Maldonado e Rocha irão atuar em conjunto contra a proliferação da doença. A saber, a Lagoa Garzón fica entre as duas regiões.

Avanço da gripe aviária na América do Sul e no mundo

frango granja - gripe aviária - eua - frança - bolívia

Foto: Embrapa

O Uruguai não é primeiro país sul-americano a enfrentar diretamente a influenza aviária. Desde o fim do ano passado, Bolívia, Chile, Equador, Peru e Venezuela relataram surtos da doença. Além disso, países como Estados Unidos (América do Norte) e França (Europa) também têm sofrido com casos da doença.

Até o momento, o Brasil se vê livre da gripe aviária. Contudo, autoridades estaduais e nacionais têm promovido série de ações preventivas. Há duas semanas, por exemplo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou a campanha “Influenza aviária? Aqui não!”.

_____________

Fontes: El Observador e Todo El Campo.

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.