DICAS DE ESPECIALISTA

Novilhas mais produtivas: o segredo do manejo eficiente 

Estudo realizado pela Embrapa Gado de Leite busca elevar os padrões de produtividade e rentabilidade na pecuária nacional

Por Nádia Martins
15 de abril de 2024 às 09h00

Uma pesquisa conduzida pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Bruno Campos, vem transformando a maneira como o manejo reprodutivo de novilhas é realizado no Brasil. Com foco em práticas que garantem um início de vida produtivo para as novilhas, o estudo busca elevar os padrões de produtividade e rentabilidade na pecuária nacional.

O desafio enfrentado por muitos produtores é determinar o momento ideal para iniciar a reprodução das novilhas, visando reduzir a idade do primeiro parto e encurtar ciclos. Esta estratégia é crucial, pois a recria das novilhas representa uma das maiores despesas em uma fazenda, e diminuir a idade do primeiro parto pode significar uma redução significativa nos custos, além de um aumento na produtividade.

No boletim A Força do Leite, veiculado no Canal do Criador, o especialista explica mais detalhes sobre a idade e características ideais para que as novilhas possam ser inseminadas. A seguir, confira o conteúdo completo;

 

Segundo a pesquisa, novilhas da raça holandesa, por exemplo, podem começar a ser inseminadas entre 12 e 13 meses de idade, permitindo que o primeiro parto ocorra entre 22 a 24 meses. No entanto, o critério mais importante não é o momento da inseminação, mas sim o peso que a novilha terá ao dar à luz. Idealmente, uma novilha deve alcançar de 85 a 90% do peso de uma vaca adulta em seu primeiro parto. Isso significa que, para uma vaca adulta de 600 kg, a novilha deve pesar entre 490 e 540 kg no momento do parto.

A pesquisa enfatiza a importância de um acompanhamento nutricional rigoroso, que garanta um ganho de peso adequado durante a gestação. O peso com que a novilha é inseminada deve ser calculado com base na projeção de ganho de peso durante a gestação, influenciado pelo sistema de produção, raça do gado e condições de criação, seja confinado ou a pasto.

Este estudo reforça a necessidade de uma abordagem personalizada para cada fazenda, considerando as características específicas do rebanho. Uma dica valiosa para os produtores é pesar as vacas adultas de terceira ou quarta lactação para obter um peso médio, que servirá de base para calcular o peso ideal de inseminação das novilhas.

Com a implementação dessas práticas de manejo reprodutivo eficiente, a pecuária brasileira está no caminho certo para alcançar níveis ainda mais altos de produtividade e eficiência, assegurando um futuro promissor para o setor.

O conteúdo sobre manejo de novilhas também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.