A FORÇA DO LEITE

O impacto da água na produção de leite; saiba como garantir sua produção com monitoramento desse recurso

Marcelo Otenio explica a importância da qualidade da água para a produção leiteira

Por Pedro Henrique Zagury
06 de outubro de 2023 às 13h00

Para qualquer modalidade de criação de gado, a água é um fator essencial para a sustentabilidade e sucesso. Com o gado leiteiro, porém, há uma série de desafios específicos que precisam ser enfrentados pelo produtor que quer obter um leite seguro, abundante e de melhor qualidade. Isso foi o que Marcelo Otenio, pesquisador da Embrapa, demonstrou nesta edição do Boletim do Leite, além de providenciar soluções para o pecuarista que busca assegurar a qualidade e limpeza da água que usa. 

Além de impactar a qualidade do leite, Otenio explica que há uma série de regulamentos de saúde que regem a qualidade da água que pode ser usada, visando a segurança do produto final, o que torna o cuidado pela água não só necessário, mas obrigatório. 

A limpeza da água se trata majoritariamente da remoção de alguns microrganismos que se encontram nela naturalmente, porém que podem prejudicar sua qualidade, e por sua vez o leite e seus derivados. Para isso, o pesquisador demonstra que o cloro é a solução mais comum para o pecuarista no Brasil, podendo ser empregado de algumas formas em água que já teve impurezas maiores removidas: não serve para água turva ou lamacenta, que precisa ser filtrada antes para garantir sua limpeza. 

Para usar o cloro, que  deve ser comprado em sua forma sem algicidas em lojas especializadas em agropecuária, dois sistemas são recomendados por Otenio: o clorador desenhado pela própria Embrapa e um cloro difusor comercial, que são responsáveis por distribuir uma quantidade de cloro constante e homogênea para limpar a água. 

O clorador da Embrapa é um desenho que pode ser implantado com alguns tubos, torneiras e engenhosidade por um pecuarista que tenha uma criação menor, custando menos e necessitando de menos monitoramento para implantar o cloro. 

Para volumes maiores, como caixas d’água, porém, um cloro difusor pode ser a melhor opção, usando pastilhas de cloro para limpar mais água de forma eficiente, apesar da maior complexidade, e a necessidade de um medidor de cloro, como aqueles usados geralmente em piscinas. Quer saber qual é a melhor forma de garantir a segurança e qualidade da água para a sua produção? Confira o vídeo do Boletim do Leite desta semana! 

O vídeo também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.