AVES

Avicultura gaúcha em festa

No mês de agosto é comemorado três importantes datas para o setor

Por Redação Canal do Criador
13 de agosto de 2021 às 13h30

O mês de agosto reúne três datas especiais para a avicultura gaúcha, importante setor de impulsionamento da economia do Rio Grande do Sul.

  • Na sexta-feira (13/8), é comemorado o Dia Estadual da Carne de Frango e Ovos.
  • No dia 21/8 é o aniversário de 56 anos da ASGAV (Associação Gaúcha de Avicultura), entidade que representa o setor avícola no Estado, e
  • No dia 28/8 é celebrado o Dia Nacional do Avicultor.

O desenvolvimento da atividade avícola coloca o estado do Rio Grande do Sul como terceiro maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil, com presença ativa em 250 municípios gaúchos. O destaque também está na produção de ovos, categoria que posiciona o RS como o quinto maior produtor e segundo maior exportador do Brasil.

A produção de aves para escala comercial gera em torno de 40 mil empregos diretos e cerca de 500 mil funções indiretas, segundo a Asgav. O presidente executivo da entidade, José Eduardo dos Santos, explica que levar carne de frango para mais de 150 países, sempre de  acordo com as normas estabelecidas, tanto no padrão de qualidade como dentro das exigências sustentáveis, é uma vitória para todo o setor  gaúcho.

“ Nosso foco é produzir alimento para o  mundo em harmonia com as condições de sustentabilidade social e  ambiental”, reforça Santos. Ele reitera que a entidade está atenta aos protocolos nacionais e internacionais que preconizam o respeito ao uso dos recursos naturais, seguindo os preceitos de sustentabilidade e buscando adequação às mudanças que estão ocorrendo nos sistemas de criação das aves.

“ Somos uma entidade aberta às alterações que estão surgindo para agregar melhorias em todo o ecossistema produtivo e estamos nos adaptando à medida em que inovações vão se consolidando”, enfatiza.

A ASGAV e o Sipargs (Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas no Estado do Rio Grande do Sul) integram a OARS (Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa ASGAV