A FORÇA DO LEITE

BRS Capiaçu: o momento ideal para a colheita e preservação da silagem

O pesquisador da Embrapa destaca que ao colher a planta em um momento inadequado, compromete-se a qualidade da silagem

Por Nádia Martins
28 de fevereiro de 2024 às 09h00

O momento ideal para a colheita do BRS Capiaçu é um dos desafios enfrentados por alguns produtores que, por colherem a forragem em um momento inadequado, podem comprometer a qualidade de sua silagem.

No mais recente boletim A Força do Leite, divulgado pelo Canal do Criador, o pesquisador da Embrapa, Jackson Silva, explica o tempo certo de colheita para maximizar a qualidade da silagem.

Conforme Silva, a umidade do capim no momento da colheita é um fator determinante para o sucesso da forragem. Uma umidade elevada pode resultar na produção excessiva de efluente (chorume), que, ao escorrer para fora do silo, leva consigo nutrientes essenciais, como proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos, carboidratos solúveis e minerais.

Além disso, um ambiente úmido favorece o crescimento de bactérias indesejáveis, que podem comprometer a qualidade da silagem ao fermentar componentes nitrogenados, resultando na produção de ácido butírico e amônia.

Para evitar tais perdas, o pesquisador enfatiza a importância de colher o BRS Capiaçu com o teor de umidade adequado. A seguir, confira o boletim completo para determinar o momento correto da colheita.

O conteúdo sobre BRS Capiaçu também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.