INSUMOS

Clima no RS favorece ampliação do plantio do milho e chega a 65%

Área cultivada encontra-se em germinação e desenvolvimento vegetativo, segundo Emater/RS

Por Redação Canal do Criador
15 de outubro de 2021 às 15h00

Nas últimas semanas o tempo na região sul do país, contribuiu para a ampliação do plantio do milho primeira safra 2021/22 no RS, que chegou a 65% de cobertura. A área já cultivada encontra-se em germinação e desenvolvimento vegetativo, segundo dados divulgados ontem, 14, pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Na regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, a boa germinação/emergência das lavouras foi favorecida pela umidade do solo, pois com as chuvas amenas não houve problemas de formação de crostas de solo na linha de semeadura, que dificultariam a emergência das plântulas. 

Em grande parte das lavouras implantadas, foram realizados os tratos culturais de controle de plantas invasoras e aplicados adubos nitrogenados em cobertura nas áreas que permitiam a execução da atividade para a adequada incorporação do nitrogênio ao solo. 

Já nas regionais administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Santa Rosa, Pelotas e Santa Maria, o tempo não ajudou e acabou impedindo a evolução dos preparativos para a implantação da safra, e também o plantio inicial das lavouras de soja. 

 

Fonte: EMATER/RS – ASCAR