MARCHA ANUAL 

Começou a Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo

36 conjuntos irão percorrer um total de 750 quilômetros até o dia 10 de julho

Por Redação Canal do Criador
28 de junho de 2021 às 16h00

Foto: Fagner Almeida/Divulgação 

Neste sábado, dia 26, foi dada a largada no Sindicato Rural de Jaguarão (RS), da 19ª edição da Marcha Anual de Resistência da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e 28ª Marcha de Resistência de Jaguarão. São 750 quilômetros que serão percorridos em 15 dias pelos 36 conjuntos.

Quando se trata da Marcha Anual o tempo é o trunfo: nem avançar nem retroceder, mas, na resistência, manter a constância do começo ao fim. Nesta edição a Marcha da Resistência também carrega o nome de Antônio Joaquim de Lemos Piúma, o “tio Nico”.

Percorrendo a primeira etapa de 15 quilômetros, a cavalhada teve a companhia das equipes e veterinários, todos mantendo à risca o distanciamento e os cuidados exigidos pelo protocolo sanitário de combate à Covid-19. Já na parte da tarde os marcheiros percorreram o segundo percurso de 15 quilômetros, fechando o dia.  

Concentrados em revisar todos os detalhes da prova, os competidores foram recepcionados pela abertura oficial da prova que faz parte dos três pilares máximos da raça, juntamente com o Freio de Ouro e a Morfologia. 

Para o coordenador da subcomissão de Marcha, Luiz Mário Queirolo Diaz, a prova teve cuidado especial com o protocolo de distanciamento. “Com todos os protocolos sanitários em dia, a prova aconteceu da melhor forma possível. Tivemos muito apoio da associação, do núcleo e também do Sindicato de Jaguarão. A prefeitura também teve um papel importante para o andamento da prova”, completa.

Foram exatos 30 dias de concentração na Estância São Gabriel, em Jaguarão. Como uma das principais regras, pasto de qualidade e água eram as únicas condições ofertadas à manada que faz parte da 19ª edição da Marcha, para que todos largassem com as mesmas condições alimentícias. 

Após todo este tempo de preparo, os animais juntaram-se aos seus cavaleiros e assim ficaram prontos para percorrer 750 quilômetros no período de 15 dias. Sendo conhecida como patrimônio histórico do estado do Rio Grande do Sul, a Marcha Anual de Resistência de 2021 recepciona os conjuntos no dia 10 de julho, momento em que será conhecido o nome daqueles que levarão os títulos e certificados para casa.

 

Fonte: Leonardo Silva/ABCCC