DE OLHO NO MERCADO

Confira as dinâmicas do mercado agropecuário

A analista de mercado da Scot Consultoria, Juliana Pila, explica as movimentações e o cenário atual do Boi Gordo 

Por Nádia Martins
10 de abril de 2024 às 09h00

No mais recente episódio do boletim De Olho no Mercado, veiculado pelo Canal do Criador, Juliana Pila, zootecnista e analista de mercado da Scot Consultoria, compartilhou sua análise sobre o cenário atual do mercado do Boi Gordo, destacando as interações entre indústrias e pecuaristas. Além disso, Pila fez um convite especial para o encontro de confinamento e recriadores organizado pela Scot Consultoria, uma oportunidade imperdível para profissionais do setor agropecuário.

Conforme Pila, observa-se uma disputa contínua entre as indústrias e os pecuaristas no mercado do Boi Gordo. Os pecuaristas, apoiados pelas condições favoráveis das pastagens, conseguem em algumas regiões segurar seus animais na expectativa de melhores preços. Por outro lado, as indústrias enfrentam pressão devido à baixa saída de mercadorias, o que tem impactado o mercado desde o início da semana.

 

Pila destaca que especificamente em São Paulo, houve um recuo no preço da novilha, enquanto as cotações para as demais categorias permaneceram estáveis. O mercado de bovinos para reposição segue um cenário similar ao do Boi Gordo, apresentando-se igualmente pressionado. Notadamente, todas as categorias de machos anelorados, incluindo bezerros de desmama, bezerros de ano, garrotes e bois magros, registraram desvalorizações na última semana.

Com o avanço do outono e a deterioração das condições das pastagens no Brasil Central, espera-se uma potencial pressão de baixa devido à maior oferta de vendas por parte dos produtores. Este cenário sugere uma dinâmica de mercado desafiadora, na qual as estratégias de negociação e a atenção às tendências se tornam ainda mais cruciais para pecuaristas e indústrias.

O conteúdo sobre o mercado do boi também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.